IMUNIZAÇÃO

Amapá inicia vacinação contra a Covid-19

Amapá inicia vacinação contra a Covid-19

Enfermeira Kátia Regina Marinho foi a primeira pessoa a ser vacinada no Amapá - Foto: Marcelo Loureiro

Compartilhe:

A enfermeira Kátia Regina Marinho, de 55 anos, foi a primeira a ser vacinada contra a Covid-19 no Amapá durante cerimônia no Palácio do Setentrião, nesta terça-feira, 19. O ato marcou o início campanha de imunização no Estado.

Kátia representou os trabalhadores da saúde que atuam no enfrentamento da pandemia e fazem parte do grupo prioritário que devem imunizados na primeira fase da campanha, de acordo com o Plano Estadual de Vacinação.

Para a enfermeira, a vacinação é a esperança contra os dias difíceis que resultaram em milhares de mortes no Brasil. Ela atua no sistema público de saúde há 23 anos no Hospital de Emergência em Macapá e esteve desde o início no enfrentamento da Covid-19.

“Temos a certeza que a vacina chegou e nós vamos vencer o inimigo invisível. Mesmo diante desta esperança, nós precisamos manter o uso de máscaras, distanciamento social e também cuidar da nossa família”, disse, emocionada.

O líder indígena e enfermeiro Demétrio Tiryó, 36 anos, da aldeia do Parque do Tumucumaque, também foi imunizado durante a cerimônia na sede do governo. A idosa Brasiliana Lacerda Trindade, 68 anos, foi vacinada no Abrigo São José, simultaneamente, como representante dos idosos que são do grupo de risco.

O governador do Amapá, Waldez Góes destacou o papel dos profissionais da saúde, da imprensa, da população e dos cientistas durante o enfrentamento da pandemia. “Declaramos aberta a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Amapá. O importante agora é que temos a vacina e um Plano Estadual de Imunização. Uma vitória da ciência pela vida”, comemorou.

O Ministério da Saúde disponibilizou 31 mil doses da vacina Coronavac ao Amapá. 15 mil serão prioridade para profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a covid-19 e 16 mil foram destinados pelo Ministério da Saúde à população indígena.

Compartilhe: