ALEGRIA DUROU POUCO

‘Vitória fake’ de Sadala teve comemoração, fogos e aglomeração

‘Vitória fake’ de Sadala teve comemoração, fogos e aglomeração

Ao saber da vitória falsa, apoiador de Sadala comemorou em cima de um carro

Compartilhe:

Dois dias depois da votação que elegeu Bala Rocha (PP) como novo prefeito de Santana, a notícia da vitória antecipada do prefeito e candidato à reeleição Ofirney Sadala (Avante) ainda repercute. A frustração teve direito a fogos, militante pulando sobre um carro e aglomeração dentro e fora da casa de Sadala. Tudo motivado por uma fake news de que um juiz teria ligado para o candidato comunicando sua vitória.

Com o atraso na divulgação dos votos, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatos, apoiadores, jornalistas e eleitores viveram a ansiedade pelo resultado das eleições. Sem os dados do TSE, parte da imprensa passou a somar os votos dos boletins de urna, enquanto o sistema da Justiça Eleitoral estava travado em pouco mais de 17%.

O boato sobre a vitória de Sadala surgiu por volta de 19h. Em poucos minutos, a notícia falsa já estava sendo compartilhada por apoiadores do candidato. Uma multidão se formou em frente à casa do prefeito e uma mulher anunciou a boa nova: “Confirmado! Nosso prefeito reeleito!”, levando o público ao êxtase e iluminando o céu de Santana com fogos de artifício.

Em frente à casa do candidato, centenas de pessoas se aglomeraram para comemorar a falsa vitória

Outros assessores também anunciaram a reeleição, dando a informação como “oficial”. Mas a alegria durou pouco. Quando o TSE atualizou as informações, Bala Rocha já tinha mais de 6 mil votos de vantagem sobre Sadala, sem qualquer possibilidade de reversão, colocando água no chopp do candidato e de seus apoiadores. Bala recebeu 21.340 votos (36,45%) e Sadala obteve 15.197 votos (25,96%).

A notícia chegou a ser atribuída ao ex-promotor de Justiça Adílson Garcia. Ele teria ligado para o prefeito, informando sobre sua vitória, mesmo antes da divulgação do resultado oficial.  Na manhã desta terça-feira, 17, ele negou. “Estou com Covid. Saí de casa para votar e voltei pra casa. Acompanhei a apuração pelo aplicativo e não liguei pra ninguém”, afirmou o ex-promotor, que contrariou as recomendações de não ir ao local de votação por estar infectado pelo novo coronavírus.

Desfeita a fake news, sobraram memes e muita gozação.

Compartilhe: