ELEIÇÕES 2020

Dilson Borges diz que vai criar Secretaria de Segurança Pública e implantar Guarda Civil Armada em Santana

Dilson Borges diz que vai criar Secretaria de Segurança Pública e implantar Guarda Civil Armada em Santana

Dilson afirmou que a segurança pública será uma das prioridades da sua gestão

Compartilhe:

Nesta segunda-feira, 12, o candidato a prefeito de Santana Dilson Borges (MDB) declarou que vai criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública para desenvolver ações de prevenção à violência e a criminalidade no município. A ideia é inédita no Amapá, mas já foi adotada em cidades como Natal e Florianópolis.

“A segurança pública também é responsabilidade dos municípios. A União cuida da segurança nas rodovias federais e fronteiras, os estados fazem o policiamento ostensivo e repressivo e os municípios devem atuar com ações de prevenção à violência e criminalidade. Aqui em Santana, apesar do bom trabalho feito pela Polícia Militar, a sensação de insegurança é muito grande. Todos os dias temos notícias de assaltos, vidas perdidas, famílias destruídas pelas drogas. E o município não pode mais ficar de braços cruzados diante dessa realidade. Por isso nós vamos criar uma secretaria exclusiva para tratar desse problema”, diz o candidato.

Outra ideia defendida por Dilson para dar mais segurança aos moradores de Santana é a criação da Guarda Civil Municipal Armada, medida também inédita no Amapá, mas já permitida por lei em municípios com mais de 50 mil habitantes e adotada por várias cidades brasileiras.

“Existem estudos que apontam que a implantação de guardas municipais armadas em várias cidades paulistas, por exemplo, teve impacto significativo na redução da violência porque a simples a presença do guarda armado já inibe a ação criminosa. Mas é importante dizer que nós não vamos simplesmente entregar armas para os guardas. Existe uma legislação muito cuidadosa a ser cumprida. Antes, eles vão passar por um rigoroso treinamento e serão avaliados de forma permanente para evitar abusos e garantir a segurança das pessoas de forma responsável”, ressalta Dilson.

Com 30 anos de atuação na segurança pública, o candidato a vice-prefeito, Coronel Aclemildo Barbosa, que já foi comandante da Polícia Militar do Amapá, é quem será o secretário municipal de segurança e responsável pela implantação da Guarda Municipal Armada.

“Essa secretaria será um enorme avanço no trabalho de prevenção à violência e à criminalidade em Santana, porque ela vai fazer atuar em conjunto com a os demais órgãos de segurança e a comunidade, desenvolvendo projetos sociais, atividades de lazer, cursos profissionalizantes e outras oportunidades que afastem as nossas crianças e jovens do perigo das drogas e do crime. Da mesma forma, a Guarda Municipal Armada será um reforço no trabalho feito pela Polícia Militar na segurança preventiva. Eu tenho certeza que esse trabalho vai salvar muitas vidas”, enfatiza Barbosa.

Compartilhe: