A candidata a vereadora de Santana que foi um dos alvos da Operação Castelo de Areia, deflagrada na segunda-feira, 12, pelo Ministério Público do Estado (MP-AP) e outros órgãos, é investigada pela Polícia Federal em um inquérito que apura possível repasse de recursos a uma organização criminosa em troca de votos. O Correio de Santana confirmou que a investigada é Sulami Marques (Republicanos), que foi coordenadora municipal de Gestão e Desenvolvimento Social no primeiro ano da gestão de Ofirney Sadala (Avante), conforme consulta ao portal da transparência.
Foram expedidos dez mandados de prisão e 11 de busca e apreensão, nos municípios de Santana, Macapá e Laranjal do Jari. A pedido do Ministério Público Eleitoral, a Justiça determinou buscas na casa de Sulami, que é casada com o empresário Claudomiro Costa dos Santos, que seria o responsável por diversas obras na gestão municipal.
Em 2016, o casal apoiou o então candidato Ofirney Salada à Prefeitura de Santana e passou a ter espaço na gestão, com a nomeação de Sulami para o cargo de coordenadora municipal de Gestão e Desenvolvimento Social, além de obras executadas por Claudomiro, como a retomada da construção do Shopping Popular e a construção de uma arena de grama sintética no bairro Hospitalidade.
Segundo a promotora de Justiça Andréa Guedes, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Amapá (Gaeco), a candidata é suspeita de negociar apoio político com o grupo criminoso. “Uma candidata a vereadora, através de contatos com faccionados, em Santana, buscou votos, apoio para a candidatura dela, através de troca de valores, que foram entregues a faccionados em troca de votos”, afirmou Guedes.
Ainda de acordo com o Gaeco, neste momento, não há qualquer candidato ou candidata ao cargo de prefeito de Santana investigado por ligação com a associação criminosa. O Correio de Santana não conseguiu contato com Sulami, pois o telefone dela e o do marido teriam sido apreendidos durante a operação. No entanto, permanecemos à disposição, caso ela queira prestar algum esclarecimento.