ABASTECIMENTO

Caesa inicia 2ª fase do sistema de água para a Baixada do Ambrósio

Caesa inicia 2ª fase do sistema de água para a Baixada do Ambrósio

Aproximadamente 1.200 metros de rede serão conectados à adutora já instalada na primeira fase da obra

Compartilhe:

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) trabalha na segunda fase da construção do novo sistema de água que atenderá a Baixada do Ambrósio, na Área Portuária de Santana. As obras consistem na instalação de uma tubulação ao redor da comunidade, para que, a partir dela, sejam ligados os 8 km de rede local de distribuição de água, que receberão cerca de 2.700 ligações domiciliares.

São aproximadamente 1.200 metros, com tubos de 150 mm, que serão conectados à adutora já instalada na primeira fase da obra. Com 3 km de tubulação de 250 mm, a linha-tronco levará água da estação de tratamento direto para a Baixada do Ambrósio.

A Companhia prevê que esta fase da obra seja finalizada em até 20 dias. Até a próxima semana, outra frente de trabalho iniciará simultaneamente a interligação da adutora ao sistema central. O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, explica que a demanda por esse sistema é uma solução pela qual a comunidade anseia há 40 anos.

“A Caesa tem movido todos os esforços para que, até o fim de outubro, o novo sistema do Ambrósio seja entregue à população”, assegura Amanajás.

Quando finalizado, o sistema vai acabar com o sofrimento das famílias que, em alguns casos, pagam caro para terem água em casa, a partir de poços particulares. Outras captam direto do rio, sem qualquer tratamento, através de bombas submersas.

Em 2016, durante a campanha eleitoral, o então candidato Ofirney Sadala prometeu resolver o problema em seis meses de mandato e chegou a afirmar que usaria o próprio salário de prefeito para isso.

Mas a execução só foi possível a partir de 2019, graças à articulação do mandato da deputada federal Professora Marcivânia (PCdoB) em parceria com o Governo do Amapá. A parlamentar destinou recursos, através de emendas, para resolver o problema da água no Ambrósio e em outras comunidades, como o Distrito de Anauerapucu. Segundo a Caesa, o novo sistema irá melhorar o abastecimento de água nos bairros Provedor I, Fonte Nova e Nova Brasília.

Compartilhe: