CRESCIMENTO

Taxa de ocupação de leitos sobe e Amapá pode rever flexibilização da quarentena

Taxa de ocupação de leitos sobe e Amapá pode rever flexibilização da quarentena

Governador Waldez Góes apresentou os números da pandemia no Amapá - Foto: Márcio Pinheiro

Compartilhe:

O governador Waldez Góes não descartou a possibilidade de retrocesso nas medidas de flexibilização da quarentena, provocada pela pandemia, depois que o Amapá registrou aumento de internações de paciente infectados pelo novo coronavírus nos Centros Covid. O Relatório, produzido pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp), foi apresentado na tarde de segunda-feira, 17.

Conforme o estudo, o crescimento de internações no período de 9 a 15 de agosto, comparado com a semana anterior (2 a 8 de agosto) foi de 7,72% nos leitos de UTIs e de 10,65% nos leitos clínicos, mantendo-se dentro do percentual de variação de 15% considerado como estabilidade de tendência.

O chefe do Executivo destacou a possibilidade do retrocesso nas medidas já adotadas de flexibilização. “Nós já nos aproximamos da classificação mais segura, que é a ‘muito baixo’, mas agora fechamos um novo relatório com uma situação alarmante sobre o aumento das internações. E isto influencia os riscos no estado e municípios”, explicou Góes.

Na 33ª semana da pandemia no Amapá (9 a 15 de agosto), as internações de média e alta complexidade na rede estadual representam 33,54% nos leitos clínicos para adulto, 30,93% em UTIs para adulto, 28,57% no setor clínico pediátrico e 0% na UTI pediátrica.

Os dados apontam que a população está relaxando com as medidas de higiene, proteção e distanciamento social. Outro fator aponta que a procura por atendimento só ocorre quando o quadro já está agravado.

Até o início da semana, o Amapá tinha 39.703 casos confirmados do novo coronavírus. 27.676 pacientes que foram infectados já estão recuperados, o que representa 70,19%. Em relação ao número de mortos, já foram contabilizados 617, que colocam o Amapá com 1,55% de taxa de letalidade.

Compartilhe: