Os bairros Paraíso e Fonte Nova têm a maior incidência de concentram a maioria dos casos de pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus em Santana, segundo levantamento da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que também abrange os bairros de Macapá.
As duas cidades têm a maior parte dos casos confirmados. Até esta segunda-feira, 3, Macapá já contabilizava 15.591 infectados. Já em Santana, são 5.306 notificações. No bairro Paraíso, 416 pessoas testaram positivo para a Covid-19. Fonte Nova tem 341 casos confirmados. Também chama a atenção a incidência no Hospitalidade (202), Nova Brasília (198) e Provedor II (98). Por outro lado, Remédios I e Acquaville, com dois registros, cada; e Mutirão do Paraíso, com quatro casos, têm as menores incidências na cidade.
Macapá
Os bairros com maior incidência de casos em Macapá estão na zona sul: Buritizal (875), Santa Rita (634), Novo Buritizal (598), Congós (532), Universidade (448) e Jardim Marco Zero (401). Também se destacam os números de casos no Centro (491) e no Pacoval (532). Já os que apresentam menos casos são Fazendinha (2), Morada das Palmeiras (2) e Novo Horizonte (11).
O superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, aponta que o quantitativo populacional é uma explicação para esses bairros apresentarem um número maior de casos.
“Os bairros do Buritizal e Santa Rita, em Macapá, por exemplo, têm uma grande concentração de pessoas, sendo dois dos mais populosos do Estado. Por isso o quantitativo elevado de casos”, justifica o superintendente.
Nesta segunda, o Amapá chegou a 36.804 casos confirmados do novo coronavírus e 576 mortes pela Covid-19. Em Santana, foram 80 mortes contabilizadas até agora.