RESTRIÇÕES

Santana terá novo rodízio de veículos a partir de segunda-feira

Santana terá novo rodízio de veículos a partir de segunda-feira

Barreiras serão montadas nas principais entradas da cidade e nos bairros com maior incidência de casos de coronavírus

Compartilhe:

A Prefeitura de Santana anunciou um novo rodízio de veículos a partir da próxima segunda-feira, 6, para reduzir a circulação de pessoas e elevar a taxa de isolamento social, no momento em que o município está retomando as atividades econômicas. Até esta sexta-feira, 3 são 4.132 casos confirmados do novo coronavírus e 67 mortes pela Covid-19 em Santana, segundo o governo do Estado.

Durante o rodízio, que deve durar até o fim do decreto de flexibilização das atividades econômicas, veículos com placa de final zero, par ou que ainda não foram emplacados, poderão circular em dias pares. Nos dias ímpares, estarão autorizados a circular aqueles com placa que termina em número ímpar. Taxistas e motoristas de aplicativos só poderão transportar, no máximo, duas pessoas por viagem.

Segundo o coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento ao novo Coronavírus, Elcides Vales, a medida é equilibrar flexibilização do setor econômico com isolamento social. “Estamos reabrindo as atividades econômicas e a taxa de isolamento social está na média de 42%, quando o ideal, neste momento, seria de 50% a 60%. Então, nós decidimos adotar o rodízio como uma questão de equilíbrio para que as pessoas tenham o direito de ir às compras, mas não saiam desnecessariamente”, explicou o coordenador.

Nesta sexta-feira, Santana registrou 42 novos casos de pessoas que contraíram o coronavírus. Apesar do aumento no número de infectados, o comitê municipal avalia que o comportamento da pandemia permite a reabertura das atividades econômicas. A taxa de retransmissão diminuiu e a procura por atendimento na Policlínica Maria Tadeu, referência para receber pessoas com sintomas da doença, também reduziu. A ocupação de leitos no Centro Covid de Santana está em torno de 27%.

“São números favoráveis, mas precisamos dar uma reforçada no isolamento social, evitando que as pessoas estejam nas ruas sem necessidade, o que nos levou a adotar o rodízio”, reforçou Elcides

As barreiras de trânsito ocorrerão nas rodovias Salvador Diniz e Duca Serra, as duas entradas da cidade, além do perímetro urbano do município, sobretudo nos bairros com maior incidência de casos da Covid-19.

Compartilhe: