Brincadeira perigosa

Prefeitura de Santana intensifica fiscalização para combater uso de pipas e linhas com cerol

Prefeitura de Santana intensifica fiscalização para combater uso de pipas e linhas com cerol

Fiscalização já flagrou a prática ilegal em vários bairros de Santana

Compartilhe:

Mesmo com o decreto municipal com recomendação do isolamento social, a chegada do verão traz à tona uma brincadeira um tanto perigosa: o ato de empinar pipa (papagaio, rabiola) com o uso de linhas com cerol, que já vitimou centenas de pessoas e representa um perigo ainda maior para os motociclistas. Por isso, a Prefeitura de Santana intensificou as fiscalizações para combater essa prática.

As equipes de Defesa Civil do município, com o apoio da Polícia Militar, têm percorrido os bairros da cidade, recolhendo linhas com cerol de crianças e adolescentes. Igarapé da Fortaleza, Remédios e o Aquaville Tucunaré, foram alvos da fiscalização. Através da lei 1006/2013, o município de Santana proíbe empinar pipas com cerol a menos de 200 metros da fiação elétrica e telefônica.

O mototaxista Janderson Soeiro afirma que se torna muito perigoso desempenhar as atividades pelas ruas e avenidas de Santana neste período, e que se vê obrigado a ter que gastar com a compra das antenas de proteção que são fixadas na moto. Um dinheiro a menos, já que a pandemia da Covid-19 reduziu bastante o movimento. “Além disso, tem a segurança dos nossos clientes e passageiros, que também é nossa preocupação. Tem sido bastante difícil e a gente precisa redobrar as atenções”, revelou.

Em um único dia de fiscalização, mais de 100 itens entre pipas, linhas enceradas e linhas chilenas, foram apreendidos

Somente em um dia de fiscalização, mais de 100 itens entre pipas, linhas enceradas e linhas chilenas, foram apreendidos. De acordo com o coordenador a Defesa Civil, Antônio Castro Lima, caso o pessoa seja maior de idade e for pega empinando papagaio ferindo a legislação municipal, poderá ser até mesmo ser encaminhada à delegacia de polícia. “Estamos amparados por esta lei municipal que proíbe esse ato. Vamos continuar sem prévio aviso em todos os bairros da cidade”, disse Castro.

 A Prefeitura de Santana disponibiliza o número (96) 99138-3828 para que a população possa denunciar.

Compartilhe: