INCERTEZA

Pandemia atrasa cursos e deixa policiais e bombeiros militares sem data para promoção

Pandemia atrasa cursos e deixa policiais e bombeiros militares sem data para promoção

Atualmente, seis cursos de formação e aperfeiçoamento estão em andamento na Polícia Militar

Compartilhe:

Policiais e bombeiros militares do Amapá que participam dos cursos de formação e aperfeiçoamento para mudança de patente estão sem saber quando a tão sonhada promoção vai ocorrer. O impasse é por conta da pandemia do novo coronavírus, que não permite a realização de provas presenciais para avaliar o desempenho dos alunos.

Atualmente, seis cursos estão em andamento na Polícia Militar: o Curso Especial de Formação de Cabos (CEFC); Curso Especial de Formação de Sargento (CEAS); Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (CHOA); Curso Especial de Habilitação de Oficiais (CEHO); Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS); e Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Administrativos (CAOA). No Corpo de Bombeiros, pelo menos dois cursos estariam pendentes de conclusão.

Os cursos de formação permitem ao militar ascender na carreira após a conclusão do mesmo, desde que obtenha o desempenho mínimo exigido. Já os cursos de aperfeiçoamento e habilitação são condicionantes para uma promoção futura.

Antes da pandemia, o prazo para conclusão era 17 de abril. Porém, os decretos editados para conter o avanço do coronavírus proibiram a realização de aulas presenciais e as atividades passaram a ser na modalidade a distância, a princípio podendo cumprir até 40% da carga horária nesse sistema.

Com a prorrogação dos decretos do governo e da suspensão das aulas, foi autorizada a realização de 100% do curso a distância e uma nova data para conclusão foi definida: 17 de junho. Porém, onze dias depois, policiais e bombeiros não sabem quando serão promovidos.

“Eles dependem do término do curso e da emissão dos certificados para que sejam promovidos. É um direito deles! Nessa época de pandemia, estão mais expostos e a promoção, além de ser uma conquista na carreira militar, é uma forma de melhorar o rendimento deles, que não recebem reajuste salarial há anos”, argumentou a esposa de um aluno que participa de um dos cursos.

Por meio da Diretoria de Comunicação, a Polícia Militar informou que o prazo para a conclusão dos cursos em andamento é 5 de agosto e que já foi definido um espaço para aplicação da prova presencial, que deve ocorrer até o fim de julho, respeitando todas as medidas de prevenção, embora ainda não existam protocolos do Ministério da Educação nem do próprio governo do Estado que tratem de provas presenciais.

Por conta da pandemia, as tradicionais formaturas no quartel do comando geral não ocorrerão. Os aprovados receberão seus certificados de conclusão e, aqueles que participam dos cursos de formação, serão promovidos automaticamente.

No caso do Corpo de Bombeiros, o comando não deu previsão de quando os cursos serão concluídos.

Compartilhe: