Até 18 de maio

Governo do Amapá prorroga quarentena por mais 15 dias

Governo do Amapá prorroga quarentena por mais 15 dias

Orientação é que apenas um membro da família vá aos supermercados - Marcelo Loureiro

Compartilhe:

O governador do Amapá, Waldez Góes, assinou no domingo, 3, o Decreto nº 1616, que mantém as medidas de isolamento social e a suspensão dos serviços não essenciais no Amapá até o dia 18 de maio. O documento traz novas regras de restrição para conter o avanço do novo coronavírus no Estado.

A medida mantém por mais 15 dias a suspensão das atividades comerciais, religiosas, culturais, esportivas, transportes fluviais, entre outros. O objetivo da nova prorrogação é reforçar os cuidados para evitar contágio por meio de aglomerações de pessoas. Até domingo, o Amapá já possuía 1.482 casos confirmados e já registrou 43 óbitos causados por complicações de Covid-19.

“Ainda seguindo as recomendações da ciência e da medicina, e diante do grande número de casos confirmados de Covid-19 no Amapá, nós tomamos a decisão de prorrogar o isolamento social com novas regras a serem aplicadas naquelas atividades consideradas essenciais”, explicou Góes.

O decreto também traz novas medidas sugeridas pelos próprios empreendedores de serviços essenciais, para reforçar a necessidade do cumprimento efetivo das recomendações do Estado, que evitem a aglomeração de pessoas em estabelecimentos como supermercados e atacadistas, como por exemplo, a limitação de uma pessoa por família para acessar os estabelecimentos e a proibição da entrada de crianças menores de 12 anos.

“Vamos endurecer a fiscalização, e os estabelecimentos que não seguirem o cumprimento serão penalizados. Assim como ressaltamos para as pessoas que tiverem a necessidade de ir até esses locais, que não há a necessidade em ir toda a família”, destacou o governador.

Novas medidas:

Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como luvas e máscaras, pelos colaboradores;

Uso obrigatório de máscaras pelos clientes;

Higienização das mãos de colaboradores e consumidores na entrada do estabelecimento;

Higienização de carrinhos;

Limitação do acesso e permanência de pessoas no espaço de quatro metros quadrados, considerando a distância de dois metros entre elas.

Limitação da entrada de apenas uma pessoa por família para a realização das compras necessárias;

Restringir a entrada de crianças menores de 12 anos.

O decreto estadual segue servindo de referência para as medidas de isolamento social adotadas pela maioria das prefeituras. Na capital, o período de quarentena também foi prorrogado por mais 15 dias.

Compartilhe: