Coronavírus

Governo abre mais 20 leitos de UTI no Centro Covid-19 de Santana

Governo abre mais 20 leitos de UTI no Centro Covid-19 de Santana

Mais 20 leitos de UTI foram implantados no Centro Covid-19 Santana - Márcio Pinheiro

Compartilhe:

O Governo do Amapá ampliou o número de leitos no Centro de Atendimento Covid-19 de Santana, também chamado Centro Covid 3. A unidade hospitalar aumentou de seis para 26 a quantidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além dos 16 leitos clínicos já existentes.

A ampliação é resultado de um conjunto de ações do governo que envolvem a aquisição de materiais, insumos e equipamentos. O Centro, que é gerido pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Organização Social (OS) de Goiás, recebeu novos respiradores, monitores multiparâmetros e bombas de infusão – equipamentos essenciais para casos de problemas respiratórios graves e que exigem cuidados de alta complexidade.

São encaminhados para o Centro pacientes que já passaram por triagens em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o médico expediu um laudo solicitando a internação, ou que já testaram positivo para a covid-19, ou que, por estarem em estado grave, necessitem de atendimento e monitoramento contínuo, de acordo com indicações médicas.

O Estado já conta com cinco centros de atendimento exclusivo a pacientes infectados pelo novo coronavírus, em três municípios, com 157 leitos ativos. Em tratativas com o Ministério da Saúde, a estimativa é abrir um novo centro no Hospital Universitário, com mais 82 leitos, além da ampliação nos centros já existentes, o que elevará o número para 236 leitos.

Compartilhe: