Saúde

Com 22 leitos, Centro Covid-19 Santana é aberto para atendimentos

Com 22 leitos, Centro Covid-19 Santana é aberto para atendimentos

Centro foi equipado com 22 leitos, sendo seis de UTI e 16 semi-clínicos - Márcio Pinheiro

Compartilhe:

Neste sábado, 9, o Governo do Amapá abriu o Centro de Atendimento Covid-19 de Santana, terceira unidade específica para pacientes de média e alta complexidade, infectados pelo novo coronavírus. O município se aproxima dos 400 casos confirmados da covid-19 e já contabiliza 9 mortes pela doença.

O Centro terá, inicialmente, 22 leitos, seis de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e 16 semi-clínicos. Com isso, o estado passa a ter 47 UTIs ativas. Nos próximos 15 dias, o espaço será ampliado com mais 14 vagas de tratamento intensivo e oito de enfermaria, totalizando 44 leitos em Santana.

Serão encaminhados para o Centro pacientes que já passaram por triagens em Unidades Básicas de Saúde (UBS), testaram positivo e que, por estarem em estado grave, necessitem de atendimento e monitoramento contínuo.

Governador Waldez Góes durante visita ao Centro Covid-19 em Santana – Foto: Márcio Pinheiro

“Esse espaço vai regular os pacientes que precisarem de atendimento em Santana e, também, se necessário atender pacientes de outros municípios acometidos pela covid-19. É uma retaguarda para o Estado, mas precisamos redobrar os esforços para cumprimento do isolamento social para reduzir a crescente curva de contaminação”, afirmou o governador do Amapá, Waldez Góes, que visitou o local neste sábado.

O Centro será gerido pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Organização Social (OS) de Goiás, com estrutura de medicação e profissionais para atuar imediatamente. A equipe é composta por 12 médicos plantonistas, entre clínicos e intensivistas, seis enfermeiros, 30 técnicos de enfermagem, dois fisioterapeutas, um psicólogo hospitalar, dois assistentes sociais e um farmacêutico.

“Vamos colocar uma estrutura moderna e equipe especializada à disposição da população para socorrer os casos de maneira emergencial”, disse a superintendente do Instituto, Lázara Mundin.

Além da estrutura, o Governo do Amapá também equipou o espaço com leitos, desfibriladores ventiladores, bombas de infusão, monitores paramétricos – que avaliam em tempo real a condição dos sinais vitais do paciente -, carros de parada de emergência, entre outros.

Além de Santana, há dois Centros de Atendimento Covid-19 em Macapá, para atender especificamente pacientes já diagnosticados com a doença. Em laranjal do Jari, a unidade de pronto-atendimento foi equipada para atender pacientes com a mesma estrutura dos demais Centros.

Compartilhe: