O Amapá atingiu 57,8% de isolamento social no primeiro dia de lockdown, iniciado na terça-feira, 19. Foi o maior percentual registrado em todo o país e 10% maior do que o Estado vinha registrando nos dias anteriores. A meta é alcançar 70%, índice considerado ideal para conter o avanço do novo coronavírus.
As medidas mais restritivas de circulação de pessoas, que incluem barreiras sanitárias, rodízio de veículos e outras medidas, vão durar até o dia 28 de maio. Em Macapá, no primeiro dia, 62 condutores foram multados por estarem circulando fora do dia destinado ao final da placa do veículo. Aqueles com terminação ímpar só podem circular em dias ímpares; os com final zero, par e veículos sem placa estão autorizados a rodar nos dias pares.
O governador Waldez Góes reforçou o pedido para que a população contribua com as medidas. “Se você não exerce nenhuma atividade essencial, fique em casa. Juntos, vamos conseguir reduzir a proliferação do coronavírus no Amapá”, afirmou Góes.
Durante as abordagens, também foi aferida a temperatura de 282 pessoas. Dessas, 21 apresentaram quadro febril. Agentes da Superintendente de Vigilância em Saúde (SVS) estiveram em 54 residências de pessoas com covid-19, onde foram aplicados testes rápidos nos familiares. 13 testaram positivos e receberam orientações sobre os cuidados a serem tomados.
A ação também conta com distribuição de máscaras e desinfecção de ruas e áreas externas de locais com grande movimentação de pessoas, como farmácias e supermercados, por exemplo. “Nós conseguimos o melhor índice de isolamento social. A população está colaborando conosco, fazendo com que a gente consiga deixar o sistema de saúde em condições de atender a população amapaense”, avaliou o coordenador do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP), coronel Carlos Souza.