Benefício social

Famílias começam a receber cartões para compra de alimentos e material de higiene

Famílias começam a receber cartões para compra de alimentos e material de higiene

Cartões podem ser retirados nas unidades da Rede Superfácil e escolas estaduais

Compartilhe:

Aos 58 anos, o autônomo Henrique Pantoja viu a renda da família despencar por causa da quarentena em função da pandemia do novo coronavírus. Casado e pai de cinco filhos, ele foi contemplado com o cartão do programa Renda Cidadã Emergencial, do governo do Estado, que começou a ser entregue nesta segunda-feira, 20, para 31 mil famílias amapaenses.

“Estamos cumprindo a determinação de isolamento social. Com esse dinheiro, vou poder garantir a alimentação da minha família. É uma benção em um momento como esse”, comemorou Pantoja.

As parcelas de R$ 120, referentes aos meses de março e abril, são pagas de uma só vez, totalizando R$ 240. O valor está sendo disponibilizado no cartão de débito, para aquisição exclusiva de alimentos e produtos de higiene e limpeza. Com o cartão em mãos, as compras já podem ser efetuadas.

O benefício é pago para pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza e que não recebem nem um benefício social (Bolsa Família ou Renda Para Viver Melhor), mas que estão na lista do Cadastro Único (CadÚnico).

A lista de beneficiários está sendo atualizada de acordo com a triagem do perfil socioeconômico realizada pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) com supervisão do Ministério Público do Amapá (MPE-AP).

O pagamento do auxílio também é uma oportunidade para a população realizar as compras no comércio amapaense, gerando renda aos empreendedores locais.

Para saber se estar apto a receber o benefício o cidadão deve acessar o portal: rendacidada.ap.gov.br.

A orientação é que a consulta seja feita prioritariamente pela internet e as pessoas só se desloquem para os pontos de atendimento com a confirmação do direito do benefício, tomando todos os cuidados para evitar aglomerações devido à pandemia de Covid-19.

Os cartões estão sendo entregues em escolas e nas unidades do Super Fácil em todos os municípios do Amapá.

Compartilhe: