A Prefeitura de Santana começou a monitorar quem chega ao município pelas rodovias Duca Serra (AP-020) e Salvador Diniz (AP-010) para identificar pessoas com sintomas do novo coronavírus. Nesta quinta-feira, 9, em menos de duas horas, nove casos suspeitos foram identificados.
Com apoio da Polícia Militar e da Superintendência de Trânsito e Transporte de Santana (Sttrans), os motoristas são abordados e todos os ocupantes do veículo têm a temperatura verificada e respondem perguntas sobre o estado de saúde.
“Se caso a gente encontrar alguma anormalidade na triagem, a gente anota o nome e telefone dessa pessoa e encaminha as informações para a Vigilância Epidemiológica, para que seja realizado o exame do coronavírus”, explicou Anderson Ferreira, chefe da fiscalização sanitária do município.
Entre as pessoas que apresentaram sintomas da covid-19, uma estava com febre, coriza, tosse e falta de ar. Por isso, foi encaminhada à Unidade Básica de Saúde Maria Tadeu, no bairro Paraíso, referência para atendimento de pacientes com coronavírus.
O trabalho será realizado diariamente nas duas rodovias e na área portuária, onde o embarque e desembarque de passageiros continua proibido, mas embarcações de cargas continuam chegando e partindo de Santana normalmente e existe a preocupação com os tripulantes.]
Até a noite de quarta-feira, 8, o município tinha onze casos confirmados do novo coronavírus, uma morte pela covid-19 e outra sob investigação.