Número de mortos no naufrágio do Anna Karolinne III sobe para 13

Número de mortos no naufrágio do Anna Karolinne III sobe para 13

Centro de apoio aos familiares das vítimas foi montado no 5º Grupamento Bombeiro Militar, em Santana

Compartilhe:

O Governo do Amapá atualizou o número de mortos no naufrágio do navio Anna Karoline III, ocorrido na madrugada de sábado, 29, no sul do Amapá. Até a noite de ontem, 13 corpos haviam sido encontrados e 46 sobreviventes foram resgatados. As buscas foram retomadas na manhã desta segunda-feira, 2.

Um centro de apoio e acolhimento para prestar assistência aos familiares das vítimas do acidente foi montado no 5º Grupamento Bombeiro Militar, em Santana. De acordo com o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Janary Picanço, no local é possível buscar informações sobre as pessoas que já foram resgatadas, as que estão desaparecidas e as vítimas fatais do sinistro.

“Aqui servirá como uma central de atendimento às famílias que buscam notícias sobre os parentes que estavam nessa embarcação. Todas as informações oficiais sobre esse sinistro deverão ser concentradas aqui no quartel do Corpo de Bombeiros de Santana”, reforçou o coronel.

A Defesa Civil e a Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims) estão convocando os familiares para que possam passar informações que ajudem na identificação das vítimas. No domingo, 1, as vinte e três famílias que foram atendidas relataram o desaparecimento de parentes que estavam na embarcação.

A estrutura montada para o resgate dos desaparecidos conta com quatro aeronaves. Duas cedidas pelo Governo do Pará e duas pelo Governo do Amapá, com o Grupo Tático Aerotransportado (GTA) – helicóptero e o avião cesna. Duas embarcações também ajudam nas buscas, uma do Corpo de Bombeiros do Amapá e outra da Marinha. Mais de cinquenta militares trabalham na operação, incluindo Marinha, Corpo de Bombeiros e Policia Militar do Amapá e Pará, tendo cada estado enviado 9 mergulhadores para o local.

Todos os corpos encontrados passarão pelo processo de identificação e necropsia na Polícia Técnico-cientifica, em Macapá, por ter a estrutura mais próxima do local do naufrágio. O governador do Amapá, Waldez Góes, articulou junto ao vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, comandante do 4º Distrito Naval, ao qual o Amapá está vinculado, a disponibilização de um helicóptero de grande porte para auxiliar no translado.

O navio saiu de Santana no fim da tarde de sexta-feira, 28, com destino a Santarém-PA, e naufragou na madrugada de sábado, na foz do Rio Jari, a cerca de 100 quilômetros de Laranjal do Jari. O mau tempo pode ter sido a causa do acidente.

Compartilhe: