O Governo do Amapá anunciou o repasse de repasse de R$ 2,7 milhões aos 16 municípios para aquisição de equipamentos e insumos de prevenção ao Covid-19. O recurso será destinado à assistência farmacêutica e atenção primária e possibilitará a aquisição de equipamentos de proteção individual, e insumos, como medicamentos, sabão e álcool.
O anúncio foi feito pelo próprio governador Waldez Góes durante reunião com prefeitos, secretários municipais de saúde e educação e coordenadores municipais de vigilância em saúde, no Palácio do Setentrião. Esse repasse pode ocorrer até sexta-feira, 20.
“Realizamos intensas reuniões de governo junto à Prefeitura de Macapá. E agora reunimos com todas as prefeituras para abordar as providências a serem tomadas. Também esclarecemos sobre o nosso plano de contingência”, explicou Góes.
Atualmente o Amapá não possui casos confirmados da doença, mas antes da primeira notificação de casos suspeitos o governo iniciou o plano de contingência como forma de enfrentamento antes da eventual chegada do vírus.
Em Macapá, as redes estaduais e municipais de saúde e vigilância monitoram seis casos suspeitos.
Suspensão das aulas
O governo do Estado também anunciou a suspensão das aulas por 30 dias na rede estadual. As prefeituras de Macapá e Santana também adotaram a mesma medida.