Anna Karolline III

Governo do Amapá contrata empresa para retirar navio naufragado

Governo do Amapá contrata empresa para retirar navio naufragado

Navio Anna Karoline III naufragou na madrugada de sábado, 29 de fevereiro, no sul do Amapá

Compartilhe:

O Governo do Amapá efetivou a contratação, em caráter emergencial, de uma empresa de logística do Pará – sediada em Belém – para executar a operação de reflutuação do navio Anna Karolline III, que naufragou no Rio Jari, no dia 29 de fevereiro.

A retirada da embarcação do fundo do rio é uma das reivindicações das famílias, que acreditam ser uma maneira mais rápida de resgatar os corpos dos desaparecidos no desastre.

Um dos critérios que pesou na escolha da empresa é a urgência para o deslocamento dos equipamentos necessários à operação para a região do acidente. Agora, a empresa selecionada deverá apresentar o plano de reflutuação dentro de 24 horas para ser analisado pela Marinha do Brasil, instituição responsável pela autorização de operação.

“Assim que o plano for aprovado, a empresa contratada já poderá iniciar neste final de semana o deslocamento de todos os seus equipamentos para iniciar efetivamente a reflutuação. É um trabalho bastante complexo, que requer, inclusive, o isolamento da área, para cuidar da segurança das pessoas e do meio ambiente”, explicou o secretário de Justiça e Segurança Pública do Amapá (Sejusp), Carlos Souza, porta-voz da força-tarefa montada pelo Estado para gerenciar as soluções do naufrágio e amparar famílias das vítimas.

Responsabilidade

A contratação da empresa para a execução do serviço de reflutuação é de responsabilidade da empresa proprietária da embarcação naufragada, que já foi notificada pela Marinha do Brasil. Na ausência de uma resposta, o Governo do Amapá decidiu realizar esta contratação de forma emergencial. Por isto, o Estado vai acionar judicialmente a empresa, visando ressarcimento do recurso financeiro empregado na operação.

A contratação emergencial está respaldada pelo decreto Nº 0869, assinado pelo governador do Amapá, Waldez Góes, que possibilita ao governo efetuar de forma mais rápida a prestação de serviços e aquisição de bens necessários às ações de resposta ao desastre.

Até o último boletim divulgado pelo Governo do Amapá, na noite de quinta-feira, 49 pessoas haviam sido resgatadas e 29 corpos encontrados. As buscas continuam com apoio dos governos do Pará e Amazonas.

Compartilhe: