A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira, 24, a suspensão, por 90 dias, do corte no fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento. A medida é para minimizar os impactos provocados pelo surto do novo coronavírus no país e atende a um pleito dos estados, como o Amapá.
Com a recomendação de permanecer em casa para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, a tendência é que o consumo de energia das famílias brasileiras aumente, ao mesmo tempo em que algumas atividades econômicas estão suspensas, afetando a renda de muitos trabalhadores. Por isso, governadores de vários estados passaram a estudar a possibilidade de suspender o corte no fornecimento por falta de pagamento.
Mas a Agência recomenda que as pessoas que puderem mantenham o pagamento em dia, para não comprometer a produção, geração e distribuição de energia, muito menos os salários dos funcionários das empresas.
Na mesma reunião, a Aneel permitiu que as distribuidoras suspendam o atendimento presencial e intensifiquem recursos automáticos no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e priorizem atendimentos telefônicos, solicitações de urgência e emergência.
Por medida de prevenção, as faturas impressas poderão ser substituídas por contas eletrônicas ou código de barras, e a leitura de consumo poderá ser feita em intervalos diferentes ou até mesmo substituída por consumo médio dos últimos 12 meses. Segundo a Aneel, o Amapá tem 182.964 consumidores cadastrados, dos quais 21.139 são de baixa renda (11,55%).