Por decisão da Aneel

Corte de energia por falta de pagamento está suspenso por 90 dias

Corte de energia por falta de pagamento está suspenso por 90 dias

Por 90 dias, empresas não poderão suspender o fornecimento de energia por inadimplência

Compartilhe:

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira, 24, a suspensão, por 90 dias, do corte no fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento. A medida é para minimizar os impactos provocados pelo surto do novo coronavírus no país e atende a um pleito dos estados, como o Amapá.

Com a recomendação de permanecer em casa para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, a tendência é que o consumo de energia das famílias brasileiras aumente, ao mesmo tempo em que algumas atividades econômicas estão suspensas, afetando a renda de muitos trabalhadores. Por isso, governadores de vários estados passaram a estudar a possibilidade de suspender o corte no fornecimento por falta de pagamento.

Mas a Agência recomenda que as pessoas que puderem mantenham o pagamento em dia, para não comprometer a produção, geração e distribuição de energia, muito menos os salários dos funcionários das empresas.

Na mesma reunião, a Aneel permitiu que as distribuidoras suspendam o atendimento presencial e intensifiquem recursos automáticos no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e priorizem atendimentos telefônicos, solicitações de urgência e emergência.

Por medida de prevenção, as faturas impressas poderão ser substituídas por contas eletrônicas ou código de barras, e a leitura de consumo poderá ser feita em intervalos diferentes ou até mesmo substituída por consumo médio dos últimos 12 meses. Segundo a Aneel, o Amapá tem 182.964 consumidores cadastrados, dos quais 21.139 são de baixa renda (11,55%).

Compartilhe: