Bloco das Piranhas deve arrastar 8 mil foliões pela Avenida Santana

Bloco das Piranhas deve arrastar 8 mil foliões pela Avenida Santana

Tradicional Bloco das Piranhas reúne homens, mulheres, crianças e idosos na terça de carnaval

Compartilhe:

Cerca de 8 mil pessoas são esperadas para o desfile de um dos blocos mais tradicionais do carnaval de Santana. O Bloco das Piranhas se apresenta nesta terça-feira, 25, no corredor da folia, na Avenida Santana, com a mesma alegria e irreverência que marcaram o evento nos últimos 43 anos.

A concentração está marcada para as 17h, na rua Machado de Assis com Avenida Santana, na Área Comercial. A brincadeira reúne homens, mulheres, crianças e até idosos, que se divertem pela Avenida Santana, animados por trio elétrico e bandas locais.

Segundo a programação divulgada pela Prefeitura de Santana, também passam pelo corredor da folia nesta terça os blocos Faraó kids, Porto Folia, Faraó, Barulho e My Love.

História

O Bloco das Piranhas, hoje Associação Carnavalesca e Cultural, surgiu no dia 5 de fevereiro de 1977. Quando era realizado pela Indústria e Comércio de Minérios (Icomi), o evento ocorria todos os anos no Santana Esporte Clube com bailes infantis e carnavalescos voltados para os filhos e funcionários da empresa.

Na oportunidade, os funcionários resolveram inovar para que a festa não encerrasse somente no Baile. Com esta intenção, a comunidade local, funcionários, amigos e seus filhos vestiam-se de mulher, e com suas mais irreverentes e criativas fantasias saíam de suas casas pelas ruas da tradicional Vila Amazonas, em direção à festa no clube. Foi então que, a partir dessa manifestação popular, surgiu o Bloco das Piranhas.

Alguns de seus militantes e pioneiros como “Louro”, “Vico”, “Valdir”, “Codorna”, “Burica”, “Coló”, “Ribamar”, “Dedão”, entre outros, já em 1978, criaram a primeira comissão organizadora do Bloco, que contou com a participação dos moradores “Velho”, “Louro” e “Ribamar”, desde então essa tradição ganhou espaço e faz parte de do legado cultural do município.

Nos últimos anos, o projeto tem buscado reunir os foliões de todas as classes, para brincar o carnaval das micaretas no contexto de um bloco popular, com o verdadeiro carnaval a fantasia no corredor da folia.

Compartilhe: