Rede de atacarejo aposta em energia solar para reduzir custos

Rede de atacarejo aposta em energia solar para reduzir custos

Usina tem 2400 painéis fotovoltaicos e é capaz de alimentar 1320 casas populares

Compartilhe:

Os irmãos Luis Henrique Gomes e Petronio Junior, e o pai, Petronio Gomes, decidiram produzir, a partir de fontes renováveis, a energia elétrica para o funcionamento dos quatro supermercados e o armazém que o grupo possui, em Macapá. Investiram aproximadamente R$ 7 milhões em uma usina de energia solar, capaz de suprir a demanda de consumo dos prédios.

Por mês, o Grupo Vó Santa e Santa Maria paga cerca de R$ 100 mil em contas de luz. Em 2018, os empresários optaram por buscar uma nova fonte de geração de energia e, com financiamento do Banco do Brasil, iniciaram a construção da usina no Distrito do Coração, entre os municípios de Macapá e Santana.

“Quando nós entramos no ramo de varejo, descobrimos o alto consumo de energia que tem um supermercado. São muitas máquinas funcionando 24 horas por dia. Então, nos espelhamos em alguns cases de sucesso de outros estados do Brasil para trazer esse projeto para o Amapá”, explicou Luis Henrique.

A usina foi construída pela empresa Minasol Painéis Fotovoltaicos, numa área de 17,4 mil metros quadrados, equivalente a 18 campos de futebol. São 2.400 painéis fotovoltaicos, que captam energia do sol (corrente contínua), convertida para corrente alternada através de 15 inversores, antes de entrar na rede da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). A estrutura tem capacidade de gerar 105.600 kWh/mês – consumo de 1320 casas populares – , o que os empresários acreditam ser suficiente para abastecer toda a rede de lojas.

Além do conceito de sustentabilidade, com o uso de “energia limpa”, os empresários acreditam que, a longo prazo, o consumidor poderá ser beneficiado com preços dos produtos mais baixos, uma vez que a energia solar é mais barata que a convencional, comercializada pela CEA a partir de hidrelétricas.

Compartilhe: