Pendências

Mais de 6 mil eleitores santanenses têm o título cancelado

Mais de 6 mil eleitores santanenses têm o título cancelado

Eleitor que não regularizar o título está sujeito a uma série de restrições

Compartilhe:

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) divulgou nesta segunda-feira, 20, o número de eleitores que tiveram o título cancelado ou suspenso. Em todo o Estado, foram 52.277 cancelamentos e 7.367 suspensões. Em Santana, segundo maior colégio eleitoral do Amapá, são 6.310 títulos cancelados e 1.270 suspensos.

O cancelamento e a suspensão ocorrem por alistamento indevido; suspensão ou perda dos direitos políticos; mais de um título de eleitor para a mesma pessoa; falecimento; deixar de votar em três eleições consecutivas; não comparecer à revisão de eleitorado; ou decisão judicial. O prazo para regularização vai até 6 de maio.

Para saber se tem alguma pendência junto à Justiça Eleitoral, basta entrar no site do TRE/AP e clicar na opção “situação eleitoral”, na aba “serviços ao eleitor”. É necessário nome completo e data de nascimento ou número do título de eleitor na hora da consulta. Outra opção de consulta é direto nos cartórios eleitorais.

Além de não poder participar das eleições municipais deste ano, quem não se regularizar fica impedido de tirar passaporte e carteira de identidade; obter empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo; inscrição em concurso público, investidura e posse em cargo ou função pública; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e prática de qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda, entre outros.

Em Santana, o cartório eleitoral fica localizado na Rua D. Treze, 62-140 bairro Vila Amazonas, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Compartilhe: