O momento parecia ser apenas de despedida, emoção, gratidão e orgulho, mas, um anúncio que pegou a todos os presentes de surpresa, animou os 75 estudantes formandos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Gestão Compartilhada Militar Professor Afonso Arinos de Melo Franco, em Santana. Eles vão poder permanecer na instituição, que, ainda neste ano letivo de 2020, vai ofertar a 1ª série do ensino médio.
A notícia foi comemorada pelos estudantes presentes à cerimônia de formatura ocorrida na tarde de sexta-feira, 10, na Praça Cívica. A estudante Maria Eduarda Viana, 14 anos, vibrou com a novidade. Ela foi homenageada pelo 1º lugar em desempenho intelectual e comportamento exemplar no ano letivo de 2019. A jovem e os estudantes Edson Macedo e Viviana Rodrigues, segundo e terceiro lugar, respectivamente, ganharam bicicletas e certificados de honra.
“Fiquei muito feliz e, com certeza, vou continuar na escola. Quando vim estudar aqui, tinha medo e insegurança porque soube que nas escolas militares só ficavam os melhores, e eu tinha medo de não chegar nessa meta, mas, eu consegui. Todos nos apoiam, principalmente, os professores, que ensinam quantas vezes pedirem. Tenho muita gratidão”, agradeceu a aluna.
Os estudantes marcharam e representaram todos os 105 alunos concluintes desta etapa da educação básica da escola Afonso Arinos. O governador Waldez Góes parabenizou o esforço de cada um e frisou o quanto a escola tem apresentado resultados positivos, como a diminuição da evasão escolar, a redução da distorção idade série, bem como a melhoria do comportamento no ambiente escolar, social e familiar.
“Todo conhecimento adquirido na escola será essencial para a carreira e para a vida de vocês. Tenho certeza que serão grandes cidadãos que vão ajudar o nosso estado a desenvolver e a crescer. Agora, teremos ensino médio na escola, que era um grande anseio da comunidade escolar, e vocês serão os primeiros alunos desta etapa”, anunciou Waldez.
A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, anunciou à comunidade que nas próximas semanas serão feitas escutas para uma nova escola militar em Santana. “Vamos ouvir a comunidade da escola Igarapé da Fortaleza e saber se querem lá o ensino de gestão compartilhada militar. Nosso compromisso é continuar expandindo esse ensino que está dando certo”, frisou.