Duas mortes foram registradas entre os dias 24 e 25, véspera e dia de Natal, em Santana. Um homicídio ocorreu na Ilha de Santana e no outro caso um homem morreu depois de ser baleado por um policial militar de folga, no bairro Fonte Nova.
Na terça-feira, 24, por volta de 23h, Jorge dos Santos Ferreira, 37 anos, foi assassinado a pauladas no balneário Recanto da Aldeia, que fica na Ilha de Santana. De acordo com o caseiro do local, Ronilson do Carmo, ele e a vítima consumiam bebida alcoólica quando três homens, encapuzados, invadiram a casa. O caseiro conseguiu fugir para uma área de mata, mas Jorge foi rendido pelos criminosos e acabou morto. O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia Civil de Santana. Até o fim da manhã desta quinta-feira, 26, nenhum suspeito havia sido identificado e as causas do crime ainda são desconhecidas.
Na quarta-feira, 25, um militar, que não teve o nome revelado, precisou intervir para conter uma confusão no bairro Fonte Nova. O caso ocorreu na Travessa L-5 com Avenida São Paulo. De acordo com a Polícia Militar, durante o desentendimento, o suspeito – identificado apenas como Marcelinho –, armado com uma faca, partiu pra cima do policial, que atirou para se defender e preservar a vida de outras pessoas. Ele mesmo prestou socorro à vítima e o levou ao hospital da cidade, onde o óbito foi confirmado. O PM se apresentou espontaneamente à 1ª DP de Santana, que investiga o caso.
A Polícia Civil também abriu inquérito para apurar a morte de um homem de 31 anos. O corpo de Luan Carlos Gonçalves de Matos foi encontrado na tarde de terça-feira, no bairro Delta do Matapi, em avançado estado de decomposição. Somente a perícia vai poder indicar quando Luan morreu e quais foram as causas.