Meio ambiente

Na Espanha, Waldez defende união do Brasil na causa do clima

Na Espanha, Waldez defende união do Brasil na causa do clima

Governador do Amapá, Waldez Góes também fala em nome do Consórcio da Amazônia Legal

Compartilhe:

O governador do Amapá, Waldez Góes, defendeu a união do Brasil para combater crimes ambientais e garantir a preservação e o desenvolvimento da região amazônica. Góes, que também preside o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, participa da Conferência do Clima (COP 25) da Organização das Nações Unidas (ONU), em Madri, na Espanha.

No encontro, que segue até o dia 13, os governadores apresentam suas perspectivas e compromissos para o desenvolvimento de baixas emissões de gases poluentes na Amazônia brasileira, no contexto do novo arranjo interinstitucional de governança firmado entre os Estados Amazônicos, e do Planejamento Estratégico do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.

Waldez reforçou a necessidade de enfrentar o desmatamento criminoso na Amazônia e de ações concretas para um novo modelo de desenvolvimento. Ele citou o Amapá como exemplo de preservação, onde a redução do desmatamento chegou a 67%, e expôs as discussões e ações do Consórcio da Amazônia, que integra nove estados brasileiros da Amazônia Legal.

“Queremos um Brasil unido na causa do clima para reafirmar os compromissos de toda a Amazônia e nossas populações e todo o esforço dos governos estaduais”, falou Waldez. A Rede de Governadores Regionais para o Desenvolvimento Sustentável presente à COP reúne 42 governos subnacionais de 20 países em quatro continentes.

A COP 25 traz o tema “Hora de Agir”, com exposição do papel e compromissos das organizações parceiras, lideranças nacionais e internacionais na implementação de estratégias para o desenvolvimento de baixas emissões na Amazônia Brasileira.

Participam representantes de quase 200 países e aproximadamente 29 mil pessoas. A conferência está sendo realizada desde o dia 2 de dezembro. O grande desafio é encontrar mecanismos urgentes que permitam o combate às mudanças climáticas que causam enchentes, queimadas e desequilíbrio do meio ambiente em todo o mundo.

Compartilhe: