Dnit terá R$ 12 milhões para construção de terminal de passageiros em Santana

Compartilhe:

O senador Raldonfe Rodrigues (Rede) destinou R$ 12 milhões no orçamento do governo federal de 2020 para a construção de um porto fluvial em Santana. O projeto já está finalizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que será responsável pela execução da obra.

De acordo com o projeto, o porto fluvial terá terminal de passageiros, píer flutuante para que as embarcações possam atracar mesmo na maré baixa e instalação terrestre de apoio e aquisição de equipamentos para movimentação de cargas. Na justificativa da emenda impositiva, o senador Randolfe apresentou as características favoráveis do Amapá em relação a outros países, como da Europa, por exemplo, para o escoamento de produtos, sobretudo, grãos.

“O Amapá também planeja deixar o status de ‘estado consumidor’ para se tornar ‘estado produtor’, com a geração de grãos e outros insumos. Existem grandes chances do Porto de Santana se tornar um dos melhores terminais da Amazônia e do Brasil, por isso a necessidade do investimento”, defendeu o parlamentar.

Atenção

A área portuária de Santana tem recebido atenção não apenas do Senador Raldonfe, como também de outros parlamentares, como os deputados federais Leda Sadala (Avante) e Camilo Capiberibe (PSB), e do próprio presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM), que, no fim de outubro, participou de uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o prefeito Ofirney Sadala, para apresentar um projeto de revitalização do espaço.

Compartilhe: