Construção do terminal portuário de Santana inicia em 2020, garante Dnit

Construção do terminal portuário de Santana inicia em 2020, garante Dnit

Projeto prevê a construção de um porto moderno para cargas e passageiros na área portuária

Compartilhe:

Orçado em R$ 20 milhões, o novo terminal portuário de Santana terá as obras iniciadas já em 2020. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 12, pelo diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Antônio Leite dos Santos Filho, ao governador do Amapá, Waldez Góes, e ao senador Randolfe Rodrigues (Rede), que destinou emenda de R$ 12 milhões no orçamento do ano que vem para a execução do projeto.

Durante a reunião, que ocorreu na sede do Dnit, em Brasília, o diretor geral do órgão explicou detalhadamente como será construído o Porto em Santana e afirmou que a emenda destinada por Randolfe vai permitir iniciar e acelerar as obras já no ano que vem. O prazo para conclusão será de 24 meses.

De acordo com o projeto, o porto fluvial terá terminal de passageiros, píer flutuante para que as embarcações possam atracar mesmo na maré baixa e instalação terrestre de apoio e aquisição de equipamentos para movimentação de cargas.

“O Amapá também planeja deixar o status de ‘estado consumidor’ para se tornar ‘estado produtor’, com a geração de grãos e outros insumos. Existem grandes chances do Porto de Santana se tornar um dos melhores terminais da Amazônia e do Brasil, por isso a necessidade do investimento”, defendeu o parlamentar.

O governador Waldez reconheceu o esforço da bancada federal para alocar recursos em áreas importantes para o Amapá. “Grandes obras federais têm sido realizadas graças às emendas de bancada, e a emenda do senador Randolfe é fundamental para a construção do Porto. O trabalho conjunto, entre Executivo e Legislativo, traz inúmeros benefícios à população amapaense”, afirmou o governador.

Em dezembro deste ano, uma comitiva do Dnit visitará o Amapá para realizar estudos para a construção de um cais em Macapá.

Compartilhe: