O cruzamento da Rua Tancredo Neves com a Avenida Coelho Neto, no bairro Paraíso, zona norte da cidade, foi o local escolhido para o início das obras de pavimentação de 38 km de vias em Santana, pelo governo do Estado, na manhã desta terça-feira, 15. Os serviços contemplam terraplanagem, asfaltamento, meio-fio e calçamento. A previsão é atender todos os bairros do município.
As ruas e avenidas que receberão o trabalho foram definidas pela própria comunidade, através de reuniões com lideranças de bairros. O governador Waldez Góes enfatizou que a recuperação das vias é uma das principais demandas da população e que vai resultar em vários benefícios.
“Os representantes dos bairros sabem quais as vias que melhor atendem a população, seja para ir à escola, ao trabalho à igreja, para que a polícia possa fazer rondas e garantir a segurança das pessoas. Até janeiro do ano que vem, devemos concluir 20 km de vias em Santana, com asfaltamento ou recapeamento”, afirmou Góes.
O governo já pavimentou 28 km de vias na cidade, contempladas no Plano de Mobilidade Urbana, que ainda inclui calçamento, meio-fio e sinalização. Mesmo assim, a precariedade das ruas e avenidas é uma das principais reclamações de quem vive ou trafega por Santana. No bairro Parque das Laranjeiras, também na zona norte, a situação não é diferente. Agora, a esperança é que a realidade mude com o início das obras.
“Estamos com a expectativa de que o bairro seja contemplado com tapa-buracos e também com o recapeamento da Avenida 7 de Setembro, que é a principal via de acesso ao Parque das Laranjeiras. Tenho certeza que vai dar tudo certo”, afirmou Junior Monteiro, presidente da Associação de Moradores. A expectativa é que, com as ruas melhores, o serviço de transporte coletivo – retirado por conta da dificuldade de tráfego – volte a atender a comunidade.
Os serviços serão executados pela Secretaria de Estado de Transporte (Setrap), com recursos do tesouro estadual. Benedito Souza, titular da pasta, afirmou que o planejamento é aproveitar ao máximo o verão, mas que o período chuvoso não deverá interromper os serviços. “Vamos intensificar no verão. Mas, no caso do recapeamento, onde não precisa fazer terraplanagem, poderemos trabalhar durante o inverno”, explicou o secretário.
Além do perímetro urbano de Santana, o governo do Estado trabalha na duplicação da Rodovia Duca Serra (AP-020), que dá acesso à capital, Macapá. São 17 km de via, atualmente com três frentes de trabalho. O projeto contempla ciclovia 12 retornos, duas rotatórias e quatro passarelas, além da nova ponte da Lagoa dos Índios.