Amapá tem maior crescimento do país em vendas no varejo

Amapá tem maior crescimento do país em vendas no varejo

Depois de um 2018 ruim, comércio amapaense comemora o bom volume de vendas

Compartilhe:

O Amapá teve o melhor desempenho nas vendas no varejo do país no mês de agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta foi de 26,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em comparação ao mês de julho, o varejo amapaense cresceu 4,3%. A taxa nacional ficou praticamente estável, em 0,1%. No chamado “varejo ampliado”, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas cresceu 9,1% em agosto, em relação ao mês anterior.

O bom desempenho do comércio amapaense pode ser explicado por vários fatores, entre eles o fato de 2018 ter sido um ano muito ruim para o setor, que, agora, dá sinais de recuperação. A economia do Estado também está um pouco melhor em relação a outros estados, a taxa de desocupação diminuiu, novos servidores, aprovados em concursos, ingressaram no serviço público e outros foram beneficiados com promoções funcionais e progressões salariais, o que impactou positivamente na renda e, consequentemente, no consumo.

De janeiro a agosto de 2019, o acumulado de vendas no varejo amapaense chega a 12,3%, maior taxa entre todas as Unidades da Federação. Nos últimos 12 meses, o crescimento é de 8,1%.

Além do Amapá, outras 13 Unidades da Federação apresentaram alta no comércio varejista no mês de agosto. Na Bahia não houve alteração no percentual e outros 12 estados tiveram queda nas vendas.

Compartilhe: