O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB) propõe a indicação de uma emenda de bancada para ampliar e modernizar o Porto de Santana, principal porta de entrada e saída de produtos do Amapá. O parlamentar defende a união de forças políticas para que o Porto possa receber investimentos, o que, segundo ele, vai contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado.
Na quinta-feira, 26, integrantes da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados estiveram no município de Santana, visitaram as instalações da Companhia Docas de Santana (CDSA) e participaram de uma audiência pública, na Câmara Municipal, para discutir investimentos e incentivos para o Porto.
“Nós conseguimos incluir o Porto entre as prioridades da bancada e vamos lutar para destinar emenda de bancada para fazermos os projetos e buscar investimentos para ampliar e modernizar o Porto de Santana. Mas, para isso, é importante a união da classe política, sem distinção de bandeira partidária”, afirmou Camilo, que defende a gestão compartilhada do Porto.
O deputado informou que R$ 577 milhões do empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estão disponíveis e que parte desses recursos pode ser investida no Porto, mas é preciso que o debate seja feito entre o governo do Estado, Prefeitura de Santana, Assembleia Legislativa e Câmara dos Vereadores.
O presidente da CDSA, Glauco Cei, informou que há necessidade de ampliar os píeres 1 e 2, além de construir o terceiro píer para aumentar a área de atracação do Porto.
Glauco relatou que a Marinha do Brasil está fazendo um estudo sobre a possibilidade de ampliar o calado de 11 para 13 metros e, com isso, permitir que navios de maior porte possam atracar no Porto de Santana. “Mas, para isso, precisamos atrair investimentos”, alertou o presidente.
O fortalecimento do Porto de Santana tem sido uma bandeira de Camilo Capiberibe. Eleito governador, em 2010, participou de audiência com o Ministro da Secretaria Nacional de Portos. No governo, promoveu reuniões políticas e técnicas para atrair investidores e inserir o Porto de Santana nas rotas transoceânicas. Camilo defende, na bancada do Amapá no Congresso, que o Porto de Santana tenha prioridade para receber recursos federais para modernizá-lo e torná-lo mais dinâmico e atrativo, gerando empregos e renda para o Amapá.