Campanha contra hanseníase, tracoma e verminose vai atender mais de 4 mil alunos

  • Campanha vai atender alunos de 14 escolas, com ações específicas para cada doença
    Campanha vai atender alunos de 14 escolas, com ações específicas para cada doença
. Em casos suspeitos, a equipe vai até o domicílio do aluno para avaliar também os familiares. —   Amanda Amoras - enfermeira

Até o fim de junho, cerca de 4.800 crianças com idade entre cinco e 14 anos, matriculados na rede municipal de ensino de Santana, serão atendidas pela V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma, do Ministério da Saúde. A campanha, coordenada pela Vigilância em Saúde do município, ocorrerá em 14 instituições escolares com ações especificas para cada doença.

A enfermeira da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), Amanda Amoras, explica que a ação envolve profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) das Unidades Básicas de Saúde e da Vigilância Epidemiológica do município. No primeiro contato, os alunos são orientados a levarem para casa um formulário para receber a autorização dos pais ou responsáveis, para participarem da ação. Posterior à autorização, os profissionais da saúde realizam a busca ativa de novos casos de hanseníase, a profilaxia com Albendazol 400mg em dose única e exame ocular externo para a detecção e tratamento de tracoma.

Na Escola Municipal Raimundo Monteiro Baia, localizada no Distrito de Anauerapucu, os estudantes receberam informações sobre os sinais e sintomas das doenças e foram avaliados pelos profissionais. “A campanha quer atingir o público-alvo em um local que é familiar a eles, a escola, facilitando nossa abordagem para promover a ação educativa e a preventiva. O objetivo é reduzir a carga parasitária de geo-helmintos, identificar casos suspeitos de hanseníase, encaminhar para tratamento e identificar e tratar casos de tracoma na população de escolares. Em casos suspeitos, a equipe vai até o domicílio do aluno para avaliar também os familiares”, completou a enfermeira.

Hanseníase – É uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

Verminoses – São infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

Tracoma – Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.

No país, a campanha deve atingir 8 milhões de alunos de 40 mil escolas em 2,7 mil municípios.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply

0 Comentários

Anuncie Aqui