CPI terá 120 dias para apurar desmoronamento do porto de minério em Santana

  • Comissão vai apurar responsabilidades do acidente no porto de embarque de minério
    Comissão vai apurar responsabilidades do acidente no porto de embarque de minério - Arquivo Correio
O acidente deixou quatro pessoas mortas e duas desaparecidas e contribuiu para um forte impacto na economia do Estado.

Os cinco integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a responsabilidade das mineradoras no desmoronamento do porto de embarque de minérios em Santana, em 2013, já foram definidos. A portaria com os nomes, assinada pelo presidente Kaká Barbosa (PR), foi publicada no Diário Oficial do Legislativo na última sexta-feira, 13. Os três suplentes também foram nomeados.

A CPI será formada por Roseli Matos (PP), Cristina Almeida (PSB), Maria Góes (PDT), Oliveira Santos (PRB) e Jory Oeiras (PSDC), como membros efetivos; e Aparecida Salomão (PSD), Raimunda Beirão (PMB) e Pedro DaLua (PSC), como suplentes. A presidência e relatoria ainda serão definidas.

De acordo com a portaria, a comissão terá 120 dias – com possibilidade de prorrogação por mais 120 dias – para apurar responsabilidades das empresas mineradoras Anglo American, Zamin Amapá e todas as suas subsidiárias, que, eventualmente, tenham participado das negociações que envolvem os ativos referentes à exploração de minério de ferro no Amapá. Também serão investigados os passivos cíveis, trabalhistas e ambientais dessas empresas, e apurada a responsabilidade sobre o desmoronamento do porto de embarque de minérios, ocorrido em 23 de março de 2013.

O acidente deixou quatro pessoas mortas e duas desaparecidas e contribuiu para um forte impacto na economia do Estado. Somado à crise mundial, que resultou na queda das exportações de minério de ferro, sem o porto para embarque, a exploração no município de Pedra Branca do Amapari, no Centro-Oeste do Amapá, foi interrompida, deixando milhares de pessoas desempregadas e impactando em outras atividades econômicas.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply

0 Comentários

Anuncie Aqui