Comunidade escolar elege direção de três escolas de Santana

  • Estudantes foram às urnas eleger o corpo diretor das escolas de Santana
    Estudantes foram às urnas eleger o corpo diretor das escolas de Santana
A escola precisava de um momento como este, para dar chances àqueles que mais se identificam e demonstram preocupação em melhorar não apenas o ambiente escolar, mas a relação entre escola e aluno. —   Antony Sebastian - estudante

A eleição da Gestão Democrática mudou a rotina das escolas da rede estadual. Aos 14 anos, a estudante Renata da Silva ajudou a eleger a nova diretora da Escola Estadual Everaldo Vasconcelos, no bairro Paraíso, em Santana, num processo em que participaram mais de 1.500 eleitores aptos, entre alunos, funcionários e pais responsáveis. O processo foi feito por meio de seis sessões eleitorais.

O novo modelo para a escolha dos gestores ocorreu pela primeira vez no município de Santana e está previsto na Lei nº 1.503/10. O pleito pretende promover a democracia e fortalecer o vínculo entre diretoria e comunidade escolar, melhorando a tomada de decisões no dia a dia, a aprendizagem e o combate aos conflitos na unidade escolar.

Professor e um dos coordenadores da comissão eleitoral, Paulo Rogério Guedes, da Escola Estadual Everaldo Vasconcelos, esclarece que os estudantes passaram por um treinamento para participar do processo, tudo ocorreu com tranquilidade durante os três turnos de eleição. “Estamos satisfeitos com a participação da comunidade, a gestão democrática nos dá essa garantia de que todos possam escolher seus próprios gestores e maior responsabilidade sobre o destino da nossa escola”, declarou.

O processo é coordenado pela Secretaria de Educação do Amapá (Seed), com apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), que forneceu as urnas eletrônicas para a votação. Todo o processo nas três instituições escolares foi acompanhado por uma coordenação permanente de organização e processos eleitorais, composta por membros da Seed e Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (Sinsepeap).

Além da Everaldo Vasconcelos, houve votação nas escolas Barroso Tostes e Rodoval Borges Silva. A secretária adjunta de Apoio à Gestão da Seed, Keuly Baia, explicou que as escolas foram indicadas por meio de um estudo realizado por uma comissão formada por representantes do Sinsepeap e da secretaria, onde um dos critérios era ter o conselho escolar implantado. “Consideramos um momento histórico para Santana, que denotará maturidade para a comunidade escolar, rapidez nas decisões, desenvolvimento das avaliações dentro da escola e melhorias dos índices da educação”, avaliou.

Antony Sebastian tem 18 anos e estuda na escola Everaldo Vasconcelos desde a 5ª série, para o jovem o processo devolve credibilidade à direção da instituição. “A escola precisava de um momento como este, para dar chances àqueles que mais se identificam e demonstram preocupação em melhorar não apenas o ambiente escolar, mas a relação entre escola e aluno”, comentou o estudante.

Resultado

Na Escola Estadual Professor Rodoval Borges Silva, localizada no bairro Fonte Nova, Iraciara da Rocha Nunes foi referendada no cargo de diretora. Deusvanete Rodrigues da Silva será a diretora adjunta e Cátia foi escolhida como secretária escolar.

Quem venceu a eleição na Escola Estadual Professor José Barroso Tostes foi Elaine Araújo, por meio de referendo, com Celiana como diretora-adjunta e Railda Oliveira como secretária. Na Barroso o processo também foi por meio de referendo.

No bairro Paraíso, estudantes da Escola Estadual Everaldo Vasconcelos escolheram Marcione Pantoja, como diretora; e Nildo Ribeiro como secretário escolar. Não houve candidatos a diretor adjunto.

A previsão é que em 2018, pelo menos sete instituições de ensino da rede estadual em Santana escolham seus diretores por meio da gestão democrática. Com a eleição deste ano, serão mais seis unidades com o novo modelo de gestão.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply

0 Comentários

Anuncie Aqui