União política garante terreno para construção do Hospital de Barretos em Macapá

  • Imagem da fachada, em maquete eletrônica da Unidade do Hospital do Câncer de Barretos em Macapá
    Imagem da fachada, em maquete eletrônica da Unidade do Hospital do Câncer de Barretos em Macapá Divulgação
  • Momento da entrega ao senador Davi do termo de doação do terreno onde será construída a unidade em Macapá
    Momento da entrega ao senador Davi do termo de doação do terreno onde será construída a unidade em Macapá Divulgação
A mobilização do governo e da bancada federal em torno da criação da unidade em Macapá ocorre desde 2015, tendo o governador amapaense, Waldez Góes, e o senador Davi no centro das articulações

A união política para levar à Macapá atendimento do Hospital de Barretos, maior referência no tratamento de câncer do país, começou a dar resultados. Nas tratativas desde 2015, governo estadual e bancada federal amapaense lutam para instalar uma unidade avançada de Barretos na Zona Norte da capital. Um passo importante nesta direção foi dado nesta quarta-feira, 11, quando a União, finalmente, cedeu o terreno onde será construída a unidade.

A portaria de doação da área foi entregue pela Secretaria de Patrimônio da União ao senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP). O espaço, que era propriedade do governa federal, fica localizado às margens da rodovia estadual Norte-Sul. Agora, a ordem de serviço para a construção do posto avançado já pode ser dada. Os recursos

A mobilização do governo e da bancada federal em torno da criação da unidade em Macapá ocorre desde 2015, tendo o governador amapaense, Waldez Góes, e o senador Davi no centro das articulações. Foi a articulação política deles que garantiu R$ 22 milhões em emendas parlamentares para a edificação.

“É uma demonstração que uma obra dessa importância não tem paternidade, e sim a união de interesses em favor da causa que é o tratamento do câncer que proporcionará um salto definitivo no atendimento especializado” avaliou o senador ao receber o termo de doação do terreno. 

Referência

O Departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos iniciou suas atividades no ano de 1994 com um dos mais simples exames preventivos: o colpocitologico para o diagnostico do câncer do colo do útero. No início, o Departamento era composto por dois entusiastas da prevenção: Dr. Paulo Prata e Dr. Edmundo Mauad. Ambos enxergavam a necessidade da prevenção do câncer e a necessidade de sua realização dentro dos critérios acadêmicos mais rigorosos.

O primeiro programa de rastreamento para o câncer do colo do útero foi realizado na periferia de Barretos (SP), contava com dois médicos idealizadores e uma técnica de enfermagem, equipada com uma mesa de coleta portátil e uma bicicleta. A técnica percorria as áreas carentes do município com sua bicicleta e oferecia o exame de Papanicolaou para as mulheres, realizando a coleta dos exames em suas próprias residências.

Atualmente o Hospital do Câncer de Barretos é uma referencia em tratamento do câncer e o que mais atende casos de câncer pelo SUS no Brasil. Uma média de 4.100 atendimentos por dia, em 18 especialidades. Apesar de tanta gente, o hospital consegue ser rápido no agendamento comparado com outros hospitais públicos

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply

0 Comentários

Anuncie Aqui