Vereadores cobram solução para o fornecimento de energia em Santana

  • Vereadores levaram para o plenário a discussão sobre a falta de energia em Santana
    Vereadores levaram para o plenário a discussão sobre a falta de energia em Santana - Divulgação
  • Vereadores Dr. Fabiano e Helena Lima (presidente) questionaram a ausência da CEA na sessão
    Vereadores Dr. Fabiano e Helena Lima (presidente) questionaram a ausência da CEA na sessão - Divulgação
  • Elton Valentim, gerente regional da Eletronorte, explicou o que pode estar acontecendo com o fornecimento de energia
    Elton Valentim, gerente regional da Eletronorte, explicou o que pode estar acontecendo com o fornecimento de energia
  • Vereador Rarison Santiago fez questionamentos ao representante da Eletronorte
    Vereador Rarison Santiago fez questionamentos ao representante da Eletronorte - Divulgação
Fizemos tudo que foi preciso para termos a presença de alguém da CEA, mas, não veio ninguém. Vamos esperar que venham na próxima sessão, e caso ninguém apareça, aí sim vamos procurar outros mecanismos. —   Helena Lima - presidente da Câmara

Há cerca de três meses, os constantes apagões de energia elétrica em Santana vêm causando uma série de transtornos à população do segundo maior município do Amapá. Diante de tantos problemas e sem solução imediata, a Câmara Municipal de Santana convocou representantes da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e da Eletronorte para, na manhã desta terça-feira, 26, prestarem esclarecimentos acerca das interrupções no fornecimento de energia na cidade.

Os bairros Novo Horizonte, Parque das Laranjeiras, Fonte Nova, Paraíso, Igarapé da Fortaleza, dentro outros, têm sido alvos constantes das oscilações ou da interrupção por completo, no fornecimento de energia elétrica. Os moradores afirmam que os prejuízos são inevitáveis. É o caso do presidente da Associação de Moradores do Parque das Laranjeiras, Júnior Monteiro. “De uns tempos pra cá, a situação piorou. A energia fica indo e voltando e aí vai queimando tudo. Tem morador que já perdeu geladeira, tv e ar condicionado. O dono de um comércio perdeu frango que acabou apodrecendo”, afirmou.

Na sessão apenas o representante da Eletronorte compareceu. Elton Valentim, gerente regional no Amapá, disse que os problemas podem estar relacionados à divisão na energia que foi repassada para o conjunto Macapaba II, recém-inaugurado, ocasionando o desabastecimento ou diminuição em Santana. “No tange a nossa responsabilidade, temos tentado dar o tempo de resposta no padrão determinado. Reconhecemos que temos tidos problemas pontuais em nossa subestação, mas, acreditamos que esses problemas podem estar ocorrendo pela divisão no fornecimento de energia que antes era repassada integralmente para Santana”, explicou.

A falta de investimentos na rede de distribuição de energia, por parte da CEA, também é outro fator que contribui para a interrupção no fornecimento de energia na cidade. A CEA não enviou representante à sessão, o que acabou gerando indignação por parte de alguns vereadores. Por meio de um comunicado enviado à presidência da casa, a companhia informou que, na próxima sessão legislativa, vai prestar os esclarecimentos.

“Fizemos tudo que foi preciso para termos a presença de alguém da CEA, mas, não veio ninguém. Vamos esperar que venham na próxima sessão, e caso ninguém apareça, aí sim vamos procurar outros mecanismos”, disse a presidente da casa, Helena Lima (PRP).

O vereador Dr. Fabiano Oliveira (PR) pensa acionar o Judiciário contra os responsáveis pelos constantes problemas. “Não descartamos mover uma ação contra as empresas. É muita irresponsabilidade, tantos prejuízos causados aos munícipes e isso não pode ficar assim”, afirmou.

O vereador Genival Oliveira (PMB) criticou a ausência de um representante da CEA. “Com isso, todo o nosso trabalho foi prejudicado. Não dá para discutir somente com o representante da Eletronorte. É necessário a vinda de alguém da CEA que pode dar um norte sobre a real situação em Santana”, ponderou.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply

0 Comentários

Anuncie Aqui