Audiência pública debaterá causas e prevenção do suicídio

  • Suicídio tem sido um mal silencioso, pois as pessoas evitam falar do assunto
    Suicídio tem sido um mal silencioso, pois as pessoas evitam falar do assunto - Divulgação
Esta audiência, sem dúvida, será um importante momento para a troca de informações, o debate e a conscientização das pessoas sobre o assunto. Nossa mobilização é com o propósito de salvar vidas. —   Telma Gurgel - deputada estadual

Na próxima sexta-feira, 22, às 9h, o mandato da deputada estadual Telma Gurgel (PSL) realiza, na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), uma audiência pública para alertar a população sobre a realidade do suicídio no Amapá. A abordagem sobre o tema visa quebrar tabus ainda existentes acerca do assunto e discutir mecanismos e políticas públicas que possam prevenir tentativas de suicídio.

Com o tema Combate ao Suicídio: Esta causa é de todos nós, a audiência faz parte da campanha Setembro Amarelo, mês da conscientização e prevenção do suicídio, e pretende reunir parlamentares, profissionais da área de saúde, estudantes, acadêmicos, gestores públicos do Estado, da capital e membros da sociedade civil e instituições envolvidas com a causa. No Amapá, dados do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes-190), revelam que no período de janeiro deste ano, até 08 de setembro, já foram registrados 35 suicídios, número superior ao registrado durante todo o ano de 2016, em que houve 33 casos de suicídio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 32 brasileiros tiram a própria vida todos os dias, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. O suicídio tem sido um mal silencioso, pois as pessoas evitam falar do assunto por receio ou desconhecimento. A expectativa é que com a quebra de tabus sobre o tema, 9 em cada 10 casos possam ser prevenidos. “O poder público não pode fechar os olhos para algo que se tornou uma prioridade global da saúde pública. Esta audiência, sem dúvida, será um importante momento para a troca de informações, o debate e a conscientização das pessoas sobre o assunto. Nossa mobilização é com o propósito de salvar vidas”, acrescenta a deputada Telma Gurgel.

Na oportunidade, profissionais falarão sobre os fatores que influenciam o suicídio, dados estatísticos e a implementação de intervenções eficazes para a prevenção dos comportamentos suicidas. A audiência contará ainda com o relato de quem perdeu familiares para o suicídio e esclarecimentos acerca do trabalho desenvolvido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), em Macapá.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply

0 Comentários

Anuncie Aqui