Senador Davi Alcolumbre é condecorado com Comenda do Mérito Amazônico

  • Senador Davi recebeu a premiação das mãos do ministro Helder Barbalho (à dir.)
    Senador Davi recebeu a premiação das mãos do ministro Helder Barbalho (à dir.) - Divulgação
  • Autoridades de vários estados da Amazônia Legal participaram do evento, em Belém-PA
    Autoridades de vários estados da Amazônia Legal participaram do evento, em Belém-PA - Divulgação
A homenagem que recebi da Sudam me deixa ainda mais comprometido com o desenvolvimento amazônico e com a sua preservação. —   Davi Alcolumbre - senador pelo Amapá

Na manhã desta sexta-feira, 23, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), foi agraciado com a Comenda do Mérito Amazônico, concedida pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), desde 2014, com o objetivo de agraciar personalidades que tenham notáveis serviços prestados ao desenvolvimento da Amazônia Legal. A homenagem ao senador amapaense se deu em função da atuação à frente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e por seus serviços como atual presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) no Senado Federal.

Quando presidente da CDR, em 2016, Davi liderou debates importantes em torno do desenvolvimento da região, bem como perspectivas de investimentos para os próximos anos na Amazônia. Em 2017, na CMA, comprometeu-se a incentivar o desenvolvimento sustentável, a preservação da biodiversidade e instrumentos que possam ser economicamente viáveis sem causar danos à qualidade dos recursos ambientais. “O olhar do mundo hoje está voltado para a Amazônia e sua região. Alterações na nossa biodiversidade influenciam os aspectos climáticos no resto do planeta; por esse motivo é fundamental executar políticas nacionais sem a degradação do meio ambiente, e conscientes das necessidades econômicas e sociais de nossa população. A homenagem que recebi da Sudam me deixa ainda mais comprometido com o desenvolvimento amazônico e com a sua preservação”, disse o senador.

DIRETRIZES PARA A AMAZÔNIA - A homenagem ocorreu durante a 16° Reunião do Conselho Deliberativo da Sudam (Condel), presidida pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. O Condel é um órgão colegiado da Sudam que acompanha e avalia a execução dos planos dos programas regionais da Amazônia, determinando as medidas de ajustes necessárias ao cumprimento dos objetivos, diretrizes, metas da instituição, entre outras atribuições. Na pauta da reunião constaram a aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), para o exercício de 2017, que incluem a discussão de financiamento para projetos de geração de energia de todos os portes, transmissão e distribuição e que contemplam o setor energético com aproximadamente mais de R$ 5,7 bilhões, além da proposta de criação de um Comitê Técnico Provisório com a finalidade de propor alterações na legislação referente ao FDA.

“O Condel é de fundamental importância, porque, através dele, é que são definidos os caminhos para o desenvolvimento da Amazônia Legal. Serão bilhões de reais voltados totalmente para beneficiar a nossa região”, destacou Alcolumbre.

Para o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, é preciso diminuir as desigualdades regionais entre os Estados. “Precisamos conscientizar-nos da importância do Condel enquanto fórum democrático onde deliberações estratégicas, capazes de mudar a realidade da sociedade amazônida, são tomadas. É neste conselho onde devemos unir forças para propormos juntos medidas necessárias ao alcance do tão sonhado desenvolvimento econômico e social para Região Amazônica”.

Personalidades e instituições foram condecoradas durante a solenidade, como o Museu Paraense Emílio Goeldi, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Instituto Evandro Chagas, Embrapa, Suframa, o senador Gladson Cameli (PP/AC), o deputado federal por Roraima, Édio Lopes (PR), e o arquiteto Fernando Teixeira e (In Memorian).

O governador de Rondônia Confúncio Moura, os vice-governadores Papaléo Paes, do Amapá, Zequinha Marinho, do Pará, Nazaré Mello Araujo Lambert, do Acre, Paulo Cesar Quartiero, de Roraima, além de parlamentares e autoridades locais, também participaram do evento. 

 

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply

0 Comentários

Anuncie Aqui