Coleta de lixo em Santana só deve normalizar no sábado, 28

Coleta de lixo em Santana só deve normalizar no sábado, 28

No bairro Hospitalidade, morador tenta colocar uma sacola de lixo no contêiner que já não comporta mais resíduos

Compartilhe:

A coleta de lixo em Santana deve levar pelo menos mais dois dias para ser regularizada. O serviço foi suspenso na semana passada por falta de pagamento à empresa que administra o aterro sanitário de Macapá, onde os resíduos são despejados.

Na manhã desta quinta-feira, 26, homens e máquinas percorriam alguns bairros da cidade para retirar o lixo acumulado. Seis caminhões coletores, um caminhão tipo caçamba e uma pá carregadeira são utilizados no recolhimento do material. No bairro Hospitalidade, próximo à Praça da Juventude, o contêiner colocado para que os moradores acondicionem o lixo transbordou. O local, com muito resíduo espalhado pelo chão, ganhou a companhia de urubus.

O secretário municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Juscelino Alves, confirmou que o problema foi ocasionado por falta de pagamento de uma nota fiscal de dezembro de 2018, da qual a Prefeitura não tinha conhecimento. “Fomos surpreendidos por essa cobrança na sexta-feira, dia 20. E fizemos os procedimentos para reconhecer a dívida e fazer o pagamento, o que ocorreu na última segunda-feira”, explicou o secretário.

Por dia, Santana produz cerca de 90 toneladas de lixo doméstico, além de 100 toneladas de resíduos gerados nos serviços de limpeza e recolhimento de entulho. A coleta, segundo o município, é realizada diariamente, de forma intercalada entre os bairros, de acordo com a quantidade de moradores.

O governo do Estado repassa cerca de R$ 650 mil, por mês, à Prefeitura para a realização da coleta de lixo. Mas, segundo a administração municipal, o recurso não é usado para pagar o aterro sanitário.

Com o pagamento efetuado, o recolhimento voltou a ser feito na terça-feira, 24, e, parcialmente no dia 25, feriado de Natal. A partir de hoje, o serviço deve ser intensificado para que possa estar normalizado até sábado, 28.

Compartilhe: