Governo inicia pavimentação de mais 38 km de vias em Santana

Governo inicia pavimentação de mais 38 km de vias em Santana

Pavimentação começou pela Rua Tancredo Neves, no bairro Paraíso, zona norte da cidade

Compartilhe:

O cruzamento da Rua Tancredo Neves com a Avenida Coelho Neto, no bairro Paraíso, zona norte da cidade, foi o local escolhido para o início das obras de pavimentação de 38 km de vias em Santana, pelo governo do Estado, na manhã desta terça-feira, 15. Os serviços contemplam terraplanagem, asfaltamento, meio-fio e calçamento. A previsão é atender todos os bairros do município.

As ruas e avenidas que receberão o trabalho foram definidas pela própria comunidade, através de reuniões com lideranças de bairros. O governador Waldez Góes enfatizou que a recuperação das vias é uma das principais demandas da população e que vai resultar em vários benefícios.

“Os representantes dos bairros sabem quais as vias que melhor atendem a população, seja para ir à escola, ao trabalho à igreja, para que a polícia possa fazer rondas e garantir a segurança das pessoas. Até janeiro do ano que vem, devemos concluir 20 km de vias em Santana, com asfaltamento ou recapeamento”, afirmou Góes.

O governo já pavimentou 28 km de vias na cidade, contempladas no Plano de Mobilidade Urbana, que ainda inclui calçamento, meio-fio e sinalização. Mesmo assim, a precariedade das ruas e avenidas é uma das principais reclamações de quem vive ou trafega por Santana. No bairro Parque das Laranjeiras, também na zona norte, a situação não é diferente. Agora, a esperança é que a realidade mude com o início das obras.

“Estamos com a expectativa de que o bairro seja contemplado com tapa-buracos e também com o recapeamento da Avenida 7 de Setembro, que é a principal via de acesso ao Parque das Laranjeiras. Tenho certeza que vai dar tudo certo”, afirmou Junior Monteiro, presidente da Associação de Moradores. A expectativa é que, com as ruas melhores, o serviço de transporte coletivo – retirado por conta da dificuldade de tráfego – volte a atender a comunidade.

Os serviços serão executados pela Secretaria de Estado de Transporte (Setrap), com recursos do tesouro estadual. Benedito Souza, titular da pasta, afirmou que o planejamento é aproveitar ao máximo o verão, mas que o período chuvoso não deverá interromper os serviços. “Vamos intensificar no verão. Mas, no caso do recapeamento, onde não precisa fazer terraplanagem, poderemos trabalhar durante o inverno”, explicou o secretário.

Além do perímetro urbano de Santana, o governo do Estado trabalha na duplicação da Rodovia Duca Serra (AP-020), que dá acesso à capital, Macapá. São 17 km de via, atualmente com três frentes de trabalho. O projeto contempla ciclovia 12 retornos, duas rotatórias e quatro passarelas, além da nova ponte da Lagoa dos Índios.

Compartilhe: