Deputado sugere emenda de bancada para modernizar e ampliar Porto de Santana

  • Modernização do Porto de Santana deverá ajudar no desenvolvimento econômico do Amapá
    Modernização do Porto de Santana deverá ajudar no desenvolvimento econômico do Amapá
Investimentos no Porto de Santana foram tema de audiência pública no município.

O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB) propõe a indicação de uma emenda de bancada para ampliar e modernizar o Porto de Santana, principal porta de entrada e saída de produtos do Amapá. O parlamentar defende a união de forças políticas para que o Porto possa receber investimentos, o que, segundo ele, vai contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado.

Na quinta-feira, 26, integrantes da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados estiveram no município de Santana, visitaram as instalações da Companhia Docas de Santana (CDSA) e participaram de uma audiência pública, na Câmara Municipal, para discutir investimentos e incentivos para o Porto.

“Nós conseguimos incluir o Porto entre as prioridades da bancada e vamos lutar para destinar emenda de bancada para fazermos os projetos e buscar investimentos para ampliar e modernizar o Porto de Santana. Mas, para isso, é importante a união da classe política, sem distinção de bandeira partidária", afirmou Camilo, que defende a gestão compartilhada do Porto.

O deputado informou que R$ 577 milhões do empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estão disponíveis e que parte desses recursos pode ser investida no Porto, mas é preciso que o debate seja feito entre o governo do Estado, Prefeitura de Santana, Assembleia Legislativa e Câmara dos Vereadores.

O presidente da CDSA, Glauco Cei, informou que há necessidade de ampliar os píeres 1 e 2, além de construir o terceiro píer para aumentar a área de atracação do Porto.

Glauco relatou que a Marinha do Brasil está fazendo um estudo sobre a possibilidade de ampliar o calado de 11 para 13 metros e, com isso, permitir que navios de maior porte possam atracar no Porto de Santana. "Mas, para isso, precisamos atrair investimentos", alertou o presidente.

O fortalecimento do Porto de Santana tem sido uma bandeira de Camilo Capiberibe. Eleito governador, em 2010, participou de audiência com o Ministro da Secretaria Nacional de Portos. No governo, promoveu reuniões políticas e técnicas para atrair investidores e inserir o Porto de Santana nas rotas transoceânicas. Camilo defende, na bancada do Amapá no Congresso, que o Porto de Santana tenha prioridade para receber recursos federais para modernizá-lo e torná-lo mais dinâmico e atrativo, gerando empregos e renda para o Amapá.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply

0 Comentários