Simulação de acidente alerta para um trânsito mais seguro

Simulação de acidente alerta para um trânsito mais seguro

Cena de um acidente de trânsito atraiu a atenção de quem passava pelo local

Compartilhe:

A cena de um acidente de trânsito, com duas vítimas, chamou a atenção de quem passava pelo cruzamento da Rua Cláudio Lúcio Monteiro com a Avenida Santana, no segundo maior município do Estado. Apesar de ser uma simulação, o fato atraiu muitos curiosos e alcançou o objetivo: despertar para a necessidade de um trânsito mais seguro.

A simulação marcou a abertura da Semana Nacional de Trânsito no Amapá, evento coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP), que vai até o dia 29 deste mês, com uma vasta programação, que inclui palestras, panfletagens, simulações e a Corrida da Lei Seca.

A gerente do Núcleo de Educação do Detran/AP, Ana Quadros, explicou que a escolha de Santana – que integra a Região Metropolitana de Macapá – teve como objetivo alertar e conscientizar os condutores para um trânsito mais seguro.

“O objetivo é que as pessoas que passam e observam esta simulação possam perceber qual é a responsabilidade delas no trânsito, como pedestre, como ciclista, como condutor de veículo. Falar de um acidente é fácil, mas quando você presencia um, passa a se colocar no lugar da outra pessoa, e com isso, refletir sobre as suas responsabilidades”, pontuou a gerente.

Além da simulação de acidente, alunos da Escola Estadual São Bento participaram de uma panfletagem, com distribuição de material educativo para os condutores. O estabelecimento de ensino desenvolve um projeto, juntamente com o Detran/AP, voltado ao trânsito.

Para a professora Elenice Uchôa, a iniciativa partiu visando conscientizar os alunos sobre os perigos no trânsito, principalmente com as mudanças que ocorrem no tráfego em algumas vias de Santana, em função do plano de mobilidade urbana executado pelo Governo do Amapá.

“Isso veio para melhorar e dar mais segurança. Porém, vimos a necessidade de se trabalhar com os nossos alunos essas mudanças; e o Detran tem nos ajudado com palestras educativas. Nossos alunos levam esses conhecimentos para casa e disseminam isso para seus familiares”, frisou a professora.

Aluna do 5º ano, Ana Clara dos Santos, 11 anos, participou da blitz educativa. Ela relatou que repassa para as pessoas tudo o que aprende no projeto. “Aprendemos, por exemplo, como usar as ciclovias, atravessar as ruas pela faixa de pedestres e a importância de usar o cinto de segurança e não beber se for dirigir”, compartilhou a estudante.

Em Santana, as atividades da Semana Nacional do Trânsito contam com a parceria da Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana (Sttrans).

Compartilhe: