Governo entrega material didático a três escolas de Santana

  • Estudantes não esconderam a felicidade em receber os materiais didáticos nas escolas de Santana
    Estudantes não esconderam a felicidade em receber os materiais didáticos nas escolas de Santana Pedro Gomes / Seed
Materiais serão entregues aos 16 municípios do Estado e vão beneficiar 75 mil crianças.

Na sexta-feira, 11, as escolas estaduais São João, localizada no bairro Nova Brasília, Foz do Rio Matapi, que fica no bairro Elesbão, e São Paulo, do bairro Paraíso, receberam kits pedagógicos entregues pelo governo do Estado. O material faz parte do Programa de Aprendizagem do Amapá e vai beneficiar os 16 municípios do Estado.

Em todas as escolas visitadas, a curiosidade e a felicidade das crianças ao receber os kits pedagógicos eram perceptíveis, principalmente quando recebiam os livros didáticos, que são adaptados à cultura amapaense. O material é destinado a professores e estudantes, e vai dar suporte à educação amapaense, alfabetizando e reforçando o aprendizado de estudantes matriculados no 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com aulas de Língua Portuguesa e Matemática.

O governador Waldez Góes reforçou que esses kits didáticos já estão sendo entregues em todos os 16 municípios e vão atender mais de 75 mil crianças matriculadas no ensino fundamental, tanto nas escolas estaduais quanto municipais. Foram investidos mais de R$ 2 milhões nesses materiais pedagógicos, que incluem livros, CDs, cartazes, entre outros.

“A educação não deve ter fronteiras políticas, ideológicas. Há um ano, assinamos o Regime de Colaboração, principalmente no âmbito da educação, para fazer valer a estratégia do Programa de Aprendizagem no Amapá, em que Estado e municípios dão as mãos para garantirmos uma educação de qualidade para nossa gente. Eu não tenho dúvida da capacidade e do compromisso dos nossos professores, e do apoio também de toda a comunidade escolar, para que os nossos resultados educacionais sejam os melhores”, discursou Góes.

O momento foi de conhecer o material do Programa de Aprendizagem do Amapá. Na Escola Estadual São João, os alunos Dhully dos Santos, 8 anos, e Wesley de Sousa, 7 anos, queriam levar logo o livro pra casa para estudarem. “Quero aprender a ler e escrever bem, porque eu ainda não sei fazer isso direito. Eu erro algumas vezes”, comentou o menino.

Na Escola Estadual Foz do Rio Matapi, as alunas Graciele Pinheiro e Emily Martins surpreenderam o público ao apresentaram uma peça teatral de um trecho do livro Pé de Imaginação, de Amália Simonetti. A obra está inclusa nos livros didáticos e cartaz do Programa de Aprendizagem do Amapá.

O diretor da unidade escolar, Rosivaldo Pantoja, destacou que as crianças são muito interessadas e gostam de atividades dinâmicas e envolventes. “Os alunos vão adorar e já estão animados. Essa é uma experiência de sucesso no Ceará, e tenho certeza que vai transformar positivamente a educação amapaense”, resumiu o gestor.

A última escola que recebeu os kits didáticos foi a São Paulo. A unidade escolar recebeu o governador Waldez Góes e toda sua equipe com uma brilhante apresentação de dança dos alunos, com as músicas Olho de Boto, de Nilson Chaves, e Asas do Juruti, do cantor amapaense Amadeu Cavalcante

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, agradeceu o acolhimento humanizado de todas as escolas e reiterou que o Programa de Aprendizagem do Amapá só vai dar certo se todos estiverem unidos: professores, coordenação escolar, Secretaria de Educação, comunidade escolar, estudantes e pais. “Costumo dizer que na educação não existe herói, pois uma pessoa só não consegue modificar a realidade educacionais. Vamos vencer e dar um basta no déficit educacional, na evasão escolar e da distorção idade/série. Juntos, vamos transformar a educação amapaense!”, pontuou a secretária.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply

0 Comentários