Chuva provoca alagamentos em pelo menos oito bairros de Santana

  • No Provedor II, moradores tiveram que encarar a água para sair de casa
    No Provedor II, moradores tiveram que encarar a água para sair de casa
Foram registrados alagamentos nos bairros Hospitalidade, Remédios I, Remédios II, Provedor I, Provedor II, Monte das Oliveiras, Fonte Nova e Paraíso

A chuva que caiu durante a madrugada e manhã desta sexta-feira, 3, provocou transtornos para moradores de pelo menos oito bairros de Santana. Casas foram invadidas pela água, ruas e passarelas ficaram intrafegáveis. Não há registros de desabrigados, mas algumas pessoas tiveram que ser transferidas para casas de parentes pela Defesa Civil Municipal.

Foram registrados alagamentos nos bairros Hospitalidade, Remédios I, Remédios II, Provedor I, Provedor II, Monte das Oliveiras, Fonte Nova e Paraíso. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Santana, Antônio Castro, o órgão atuou para suspender os objetos das casas atingidos pela água. “Apesar do transtorno, as pessoas não querem sair de suas casas. Mas pegamos os idosos e as crianças e levamos para casas de parentes, que é mais seguro”, explicou o coordenador.

A Defesa Civil também registrou a queda de pelo menos quatro muros, construídos de forma irregular, inclusive em áreas de ressaca, onde o solo é mais frágil. Apesar dos acidentes, ninguém se feriu.

Chuva acima da média

De acordo com o Núcleo de Hidrometeorologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), desde a noite de ontem, em Santana, choveu o equivalente a 60 milímetros, quando a média era de 33 milímetros.

Com tanta chuva em um curto espaço de tempo, as áreas mais baixas são as mais afetadas. “Em Santana, infelizmente, muitas casas foram construídas em áreas de ressaca e outras áreas foram aterradas. Por isso, sempre que chove forte, enfrentamos esse problema”, concluiu Antônio Castro.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply

0 Comentários

Anuncie Aqui