Santanenses vão representar o Amapá em olimpíada nacional de matemática

  • Aos 16 anos, Edilson vai para a primeira competição fora do Amapá
    Aos 16 anos, Edilson vai para a primeira competição fora do Amapá
A competição classificou dez alunos do ensino técnico integrado das instituições da rede federal de educação do Amapá.

Os estudantes Edilson Ferro Ribeiro Junior, Suziane de Oliveira Borges, Vitor de Oliveira Sacramento e Raryson Baia Machado estão entre os dez classificados pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap), campus Santana, para participar da segunda e última fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif) 2018, que ocorrerá em outubro, em Minas Gerais.

A primeira etapa da competição ocorreu em maio. Os classificados foram os estudantes que obtiveram notas maiores ou iguais a 20, bem como os que conseguiram a maior nota de cada campus. Santana foi a unidade com maior número de inscritos na primeira etapa, 300 participaram da prova.

Com 16 anos, Edilson Junior, vai participar pela primeira vez de uma competição fora do Estado. Aluno do terceiro ano do curso técnico em Comércio Exterior, sempre se interessou por exames que medissem sua capacidade em determinada área. Ele conta que os preparativos para a prova são feitos por meio de resoluções de exercícios de questões de testes antigos, uma forma de revisar os conteúdos. “Busco resolver testes com maior probabilidade de caírem no exame da competição. Espero aproveitar a oportunidade ao máximo, realizar uma excelente prova e garantir uma boa colocação para premiação. Darei o melhor o melhor de mim nessa segunda fase”, comentou o estudante.

A Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF Internacional) é uma competição direcionada a alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira e para alunos de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio compatível.

Animada com a classificação, Suziane Borges faz questão de mencionar o auxílio do professor de matemática Hilton Bruno, com o qual tira dúvidas na disciplina. “Minha maior dificuldade era interpretar as questões e a metodologia utilizada pelo professor ajudou muito. Estou feliz por representar o Instituto, ter a oportunidade de conhecer uma nova região e nova realidade”, finalizou a estudante de 17 anos.

Além dos estudantes de Santana, também foram classificados os alunos Danilo José Silva Moreira, Denny Rodrigues do Carmo e Chistian Leon Rodrigues Oliveira, do campus Macapá. Do campus Laranjal do Jari; Guilherme Lacerda Alves e Adriana Araújo Ferreira e do campus Porto Grande, o estudante Marlon Dias De Souzado campus Macapá. A OMIF ocorrerá no Ifsuldeminas, campus Muzambinho, sul de Minas Gerais.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply

0 Comentários

Anuncie Aqui