A nota não esclarece o motivo da decisão, mas a falta de estrutura em Santana teria pesado sobre a decisão de mudança do local.
O município de Santana não terá mais o privilégio de sediar a 10° edição do Arraiá do Meio do Mundo. A Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fepap) decidiu que o festival, programado para o segundo maior município do Estado, será realizado em Macapá.
Primeiro, a Fefap resolveu adiar a data, a princípio marcada para iniciar no dia 23 de junho. O comunicado foi feito sob a justificativa de que os grupos juninos necessitavam de maior tempo de preparação para enfrentar a disputa estadual. Segundo a presidente da Fefap, Daiana Ronieli, a medida foi aprovada em consenso entre os presidentes de grupos juninos do Amapá. A nova data passou para 30 de junho, na cidade junina montada no Estádio Antonio Vilela, o Vilelão, no município de Santana.
Porém, no sábado, 23, a entidade voltou a manifestar sobre a quadra junina de 2018, desta vez, confirmando a realização do evento no Sambódromo, na capital, local que já recebeu o festival nos últimos anos. A nota não esclarece o motivo da decisão, mas, segundo a assessoria de comunicação da entidade, a falta de estrutura em Santana teria pesado sobre a decisão de mudança do local.
Com nova data e local, o festival ocorrerá de 30 de junho até o dia 07 de julho e reunirá 36 grupos estilizados e 10 grupos tradicionais. O evento é organizado pela Fefap, com apoio do Governo do Amapá e parceiros.